Veja agora 4 dicas para começar a praticar mergulho na piscina!

Ter acesso a uma piscina pode representar uma dose garantida de diversão e um refresco nos dias mais quentes. Seja em seu quintal ou mesmo em uma aula de natação, tudo começa com um mergulho. Entretanto, se você quer ter segurança e não sabe bem como fazer isso, é importante ficar atento a algumas técnicas.

Continue a leitura e conheça dicas para começar a praticar mergulho na piscina. Vamos abordar questões de segurança, técnicas de mergulho e o uso de equipamentos. Confira!

1. Conheça o local do mergulho

Antes de planejar um mergulho é fundamental conhecer bem o local onde vai praticá-lo. Seja no trampolim ou na borda da piscina, é importante que você investigue as condições físicas e as especificidades de cada um deles.

No trampolim, você vai precisar observar a altura, se os fixadores estão em boas condições e, principalmente, a envergadura da prancha, já que a resistência e a força contrária que ela exerce sobre o peso é o que vai fazer com que seu corpo alavanque.

Já em relação à borda da piscina, preste atenção se há substâncias oleosas que podem ser escorregadias que podem causar acidentes graves, como óleo bronzeador, protetores solares ou sabonetes, e se há azulejos ou peças soltas. — essas peças, além de prejudicar o seu equilíbrio, podem ser cortantes.

2. Atente-se à segurança

Quando se fala em mergulho, segurança nunca é demais! Para evitar qualquer acidente é imprescindível ter uma piscina de qualidade e que essa piscina tenha profundidade suficiente para um mergulho seguro, pois a altura mínima recomendada é de 2,5 metros. Lembre-se também de conferir a altura do salto pretendido para evitar surpresas.

3. Treine as técnicas de mergulho na piscina

Existem algumas técnicas de mergulho na piscina que podem lhe ajudar a ter um melhor desempenho e ainda evitar entradas desastrosas, como a famosa barrigada. Confira:

  • posição dos pés: a distância entre os pés deve ser a mesma da largura do ombro e é importante que eles estejam totalmente em contato com a prancha;
  • posição dos braços e mãos: você pode unir as palmas das mãos sobre a cabeça, comprimindo as orelhas com os bíceps. Não é recomendado que aponte as mãos para o fundo da piscina, mas que se faça um ângulo de 30º em relação à superfície;
  • posição da cabeça: é importante manter o queixo apoiado no peito. Esta dica é ideal até para quem usa óculos de mergulho, já que evita lesões no rosto devido ao impacto na água;
  • posição do corpo: identifique o ponto de inclinação que lhe permita mergulhar mais longe possível da borda;
  • respiração: a respiração na água exige muito mais esforço e, por isso, a principal dica é concentrar-se na expiração.

4. Use os equipamentos certos

Existem alguns equipamentos que facilitam a vida de todo mergulhador. O principal deles é o snorkel, que é um tubo de respiração com um formato semelhante a um J que é acoplado à máscara de mergulho e é indicado para atividades que exigem apenas o ar dos pulmões, como mergulhos rápidos em piscinas.

Outros equipamentos também são bem-vindos, como roupa de mergulho, que pode lhe proteger do impacto na água, protetores auriculares e sapatilhas. A prática do mergulho na piscina pode ser muito divertida e prazerosa e, combinada com a natação, pode trazer diversos benefícios para o corpo. Então, pratique com segurança.

E aí, gostou das nossas dicas? Que tal aproveitar um pouco mais os benefícios da piscina lendo sobre cromoterapia na água?

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

2 comentários em “Veja agora 4 dicas para começar a praticar mergulho na piscina!”

  1. muito bom valeu pela suas dica super recomendado

  2. juliana souza disse:

    Fazendo uma visitinha por aqui.
    Depois da uma passada na minha página que eu tenho algo muito bom mesmo, vale apena conferir.
    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento pelo Whatsapp

Contato Whatsapp