4 dicas essenciais para economizar na manutenção da piscina
Ter uma piscina em casa é uma das melhores formas de alcançar conforto, lazer e relaxamento sem precisar se deslocar muito. No Brasil, devido à predominância de dias ensolarados durante o ano, é grande a quantidade de pessoas que têm optado por fazer esse investimento em sua residência. No entanto, para muitos, o custo relacionado ao projeto pode ficar um pouco acima do orçamento.
Há também os investimentos relacionados à manutenção da piscina que, embora seja de grande importância para garantir a qualidade e conservação desse ambiente, podem elevar as contas no final do mês. A esse respeito, realizar ações que otimizem os gastos é uma boa alternativa para estabilizar as despesas da manutenção.
Para te ajudar nessa tarefa, preparamos este artigo contendo as 4 principais dicas para economizar na limpeza e tratamento da piscina. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!
1. Faça a limpeza física da piscina
A primeira dica é realizar limpezas manuais da água, pois assim é possível reduzir os custos da manutenção. Essa prática pode se tornar complicada para os proprietários que não têm muita experiência com esse tipo de tarefa. No entanto, o trabalho de limpeza física da piscina é relativamente simples e não exige grande esforço para o serviço.
Como exemplo, pode-se retirar folhas, galhos, plástico e outros tipos de sujeiras por meio de uma peneira ou com o auxílio de um aspirador. Com isso, os gastos com a contratação de profissionais de limpeza podem ser evitados.
2. Economize na compra de produtos de limpeza
Outra forma de otimizar os gastos com a manutenção da piscina é por meio da compra dos produtos de limpeza em momentos oportunos, buscando adquirir mercadorias com preços mais baixos, como é o caso de promoções e descontos. Além disso, pode-se citar, por exemplo, o aumento de oportunidades em épocas do ano com temperaturas mais frias.
Isso porque, devido às condições climáticas, as lojas apostam em descontos e oferecem ao consumidor excelentes condições de pagamentos para conseguirem vender mais. Dessa forma, você deve aproveitar esses benefícios econômicos é fazer todas as compras necessárias para a manutenção e economizar durante todo o ano.
3. Realize a manutenção regularmente
Muitos proprietários, visando economizar, prolongam o período de manutenção da piscina. Entretanto, essa prática contribui para elevar os custos da operação de limpeza, pois, com a falta dela, há um acúmulo excessivo de sujeiras, bem como a proliferação de algas e outros microrganismos. Com isso, os gastos com a recuperação da água são aumentados, fazendo com que as despesas fiquem bem acima do normal. Por isso, deve-se realizar a limpeza regularmente.
4. Utilize capa de proteção
Por fim, uma dica importante é utilizar a capa para piscina. Esse acessório possibilita a economia com uso de produtos de limpeza devido à proteção contra o contato de impurezas com a água. Além disso, contribui para minimizar a evaporação do líquido e, consequentemente, evitar o seu consumo. Dessa forma, procure sempre utilizá-la quando o espaço não estiver em uso.
Portanto, essas foram as principais dicas para você economizar na manutenção da piscina. Vale ressaltar que, além desses pontos, é preciso atentar à economia com o consumo de energia da piscina por meio do uso de equipamentos de qualidade e específicos para a sua necessidade.
Gostou do artigo? Então confira também nossas dicas para economizar no consumo de energia da sua piscina!