cascata

Como deixar sua piscina mais charmosa com uma cascata

Dias de sol e calor pedem por um mergulho na piscina — e isso todo mundo sabe. Agora, você já parou para pensar que, além de refrescar, a piscina também ajuda a decorar o quintal e a valorizar sua propriedade?

Uma cascata para piscina pode trazer charme e sofisticação à sua casa e aumentar a diversão para as crianças. Quer saber como? Então confira todas as vantagens que essa peça incrível pode proporcionar e descubra dicas imperdíveis para escolher o modelo ideal para sua casa.

Quais as vantagens de uma cascata para piscina?

O benefício mais óbvio, sem dúvida, é a beleza. Uma pequena queda d’água em áreas externas cria um ponto focal no ambiente e aumenta sua sofisticação. Afinal, é como ter uma fonte no quintal de casa — símbolo de status.

Outro ponto positivo é que o barulho da água ajuda a acalmar e relaxar, melhorando a qualidade de vida dos moradores. Se colocada próximo a janelas e portas, também pode melhorar a claridade dos ambientes internos, aumentando a iluminação natural.

A cascata também ajuda a refrescar o jardim e as áreas próximas. Com a evaporação da água, diversas partículas ficam flutuando pelo ar, aumentando sua umidade e neutralizando a poluição — outro benefício para a saúde.

Quais os modelos existentes?

Existem diversas formas de construir sua cascata, desde modelos prontos até projetos personalizados e elaborados. A cascata ideal é aquela que combina com sua piscina, atende ao que se pretende no ambiente e, claro, cabe no seu bolso.

Cascata de pedra

Modelo mais complexo de se instalar, uma cascata de pedra é perfeita para combinar com o paisagismo do jardim e mantê-lo o mais natural possível.

Para integrá-la ao ambiente, a ideia é utilizar pedras naturais por onde a água desliza até cair na piscina. As pedras podem ter cores combinando com o deck ou, ainda, deixar espaços para plantas, ampliando a área verde. Para isso, é melhor contratar uma empresa especializada em criar projetos personalizados, de forma a harmonizar a cascata com o espaço.

Cascata de alvenaria

Outro modelo que se adapta ao projeto da piscina e da residência. Pode ser construída com tijolo ou concreto e levar revestimento de pastilhas ou azulejo. Sua principal vantagem é a flexibilidade: a alvenaria permite que se construa cascatas de diversos tamanhos e formatos e com o acabamento que se deseja.

Cascata de inox

Os modelos em inox são os mais conhecidos e, às vezes, vêm junto com a piscina de fibra. Como é um material bem contemporâneo, o inox traz modernidade para o ambiente e permite formatos arredondados que dão leveza e deixam tudo mais clean, além de ocupar pouco espaço.

Esse modelo possui a instalação mais simples. Porém, é preciso cuidado com a qualidade do inox para que não manche com a umidade e a insolação.

Jatos laminares

Com certeza, o modelo mais moderno e sofisticado de cascata. Sua instalação é feita colocando diversos pontos na borda da piscina que disparam jatos d’água com até 2 metros de altura, criando um efeito dinâmico e personalizável.

Esse modelo pode ser melhorado com a instalação de LEDs coloridos, que acendem e mudam de cor de acordo com o jato d’água disparado. Modelo ideal para quem gosta de festas na piscina, é quase como ter um pedaço de Las Vegas em casa.

Cascata na laje

Por fim, se sua piscina possui um pedaço coberto, que tal instalar uma queda d’água que caia da laje? Esse modelo cria um efeito único de cortina de água, favorecendo tanto a piscina quanto a área coberta.

Viu como uma cascata para piscina é capaz de transformar ambientes e melhorar a qualidade de vida de sua família? Com tantos estilos e modelos variados, esse item dá cara nova à área externa de sua residência e pode valorizá-la ainda mais. Além disso, proporciona diversão para as tardes de sol e calor na piscina.

Não quer mais perder nenhuma dica sobre cuidados para piscina? Então, assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades.

 03
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento pelo Whatsapp

Contato Whatsapp