5 dicas para ensinar as crianças a nadar!

Ter piscina em casa é sinônimo de diversão para a criançada. O lazer, contudo, deve vir acompanhado de muita segurança e saber nadar é uma das medidas preventivas mais eficazes contra afogamentos.

Quando os pequenos estão familiarizados com a água e se sentem confiantes, eles conseguem controlar melhor seus movimentos. Por isso, é interessante habitua-los, aos poucos, à piscina e instrui-los sobre como agir dentro da água.

Além disso, ao ensinar as crianças a nadar, você estará incentivando a autoconfiança nelas e proporcionando uma atividade saudável ao desenvolvimento delas. Quer saber como fazer isso de maneira prática, agradável e segura? Confira, neste post, 5 dicas essenciais!

1. Ajude a criança a perder o medo

Nesse primeiro estágio você precisará ter paciência para que o pequeno perca o receio de entrar na água e se sinta à vontade dentro dela. É fundamental que isso seja feito de maneira gradual e respeitando os limites da criança.

Então, antes mesmo de entrar na piscina, converse com ela e combine os exercícios que serão praticados. Lembre-se de cumprir os acordos, por exemplo: se você disser que irá segurá-la o tempo todo, não quebre a promessa e mantenha o combinado. Assim, ela desenvolverá confiança em você e o aprendizado fluirá melhor.

2. Comece em lugares rasos

Comece ensinando a criança a nadar em espaços da piscina em que ela sinta o fundo e consiga ficar em pé. Isso também contribuirá para a sensação de segurança dela. Dessa forma, deixe-a explorar essa nova experiência e mostre-a os diferentes níveis da água para que ela se localize facilmente entre o raso e o fundo.

3. Ensine-a a controlar a respiração

Outro passo fundamental é orientar os pequenos quanto a forma correta de respirar na hora de nadar. Mostre-os como controlar a respiração, prendendo-a quando necessário. Para trabalhar essa habilidade, é interessante praticar o exercício de inspirar pelo nariz e fazer bolhas com a boca.

4. Ajude-a a se movimentar na água

Ao ensinar as crianças a nadar, atente-se aos movimentos delas dentro da água e ajude-as a fazê-los corretamente. Mostre a elas como mexer pernas e braços para se deslocar na piscina fazendo o seguinte treinamento:

  • sustente a criança com a mão pela barriga e auxilie-a a nadar, batendo pernas e braços;
  • para ensiná-la a boiar, apoie-a pelas costas, explicando sobre o relaxamento do corpo e a respiração pausada.

5. Não abra mão da segurança

Por mais que os pequenos já estejam habituados à piscina e que saibam nadar bem, é muito importante que você não abra mão de outros métodos de segurança para evitar acidentes. Use cercas e portões para controle de acesso à piscina, ralos anti-sucção e tenha sempre boias por perto.

Durante o processo de aprendizagem, fique atento aos progressos deles e nunca deixe-os entrar na água sem a supervisão de um adulto. Assim, você garante diversão e proteção ao ensinar as crianças a nadar.

Afinal, é sempre bom saber que os filhos estão se desenvolvendo de maneira saudável, explorando novas experiências e ganhando autoconfiança, não é mesmo?

Deixe seu comentário e compartilhe conosco sua opinião! Até a próxima!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento pelo Whatsapp

Contato Whatsapp