
Segurança na piscina: 5 cuidados com as crianças para evitar acidentes
Atividades na piscina são sinônimos de diversão para as crianças (independente da idade) e proporcionam um ótimo desenvolvimento e momento de lazer familiar. Infelizmente, acidentes como afogamentos e quedas podem acontecer ocasionalmente, acabando com toda a alegria.
A boa notícia é que esses acidentes são evitáveis e assim, montamos essa lista com 5 cuidados para que a segurança na piscina venha em primeiro lugar. Acompanhe!
1. Estar sempre em alerta
Um dos principais cuidados a se ter com crianças na piscina é nunca permitir que elas nadem sem a supervisão de um adulto, mesmo que elas tenham grandes habilidades de nado e independentemente se você estiver em uma piscina privada ou pública. Caso perceba que uma criança está desaparecida, verifique sempre a piscina primeiro.
2. Esperar o pior
Por mais pessimista que isso soe, sempre espere o pior quando o assunto é segurança na piscina. Todo mundo já ouviu falar do velho ditado: “É melhor prevenir do que remediar” e há uma razão para ele ser tão repetido. As estatísticas mostram que milhares de crianças são feridas ou se afogam em acidentes de piscina por ano.
Assim é importante saber tudo o que fazer se o pior acontecer:
- Tenha um kit de primeiros socorros abastecido;
- Um par de tesouras que possam ser usadas para cortar o cabelo, roupa, etc., no caso de uma emergência;
- Uma boia ou dispositivo de flutuação ao alcance;
- Um telefone, caso seja necessário acionar um serviço de emergência.
3. Proteger a área da piscina
Instale equipamentos de segurança em toda a área da piscina. Eles podem ser cercas que contornem todo o perímetro, pisos ou adesivos antiderrapantes ao redor dela, capas de proteção para a superfície e alarmes anti-afogamento. Também evite deixar brinquedos na piscina após o uso, uma vez que eles podem atrair as crianças para a água. Essas atitudes simples são maneiras de garantir que a diversão dure por muito tempo.
4. Ter cuidado com os ralos de sucção
Os acidentes com os ralos de sucção são, na maioria das vezes, relacionados com o fato de cabelos, roupas ou joias ficarem enroscados e impedirem que a criança volte à superfície. Portanto, nunca deixe seu filho brincar ou nadar perto de drenos e ralos de sucção, especialmente em spas e piscinas rasas. Um descuido e uma forte sucção podem prender uma criança e um terrível acidente pode ocorrer.
5. Praticar medidas de segurança na piscina
Afogamentos e acidentes similares são oito vezes mais prováveis de acontecer com crianças que não sabem nadar. Então, certifique-se de praticar as principais medidas de segurança com elas. Envolva-as com jogos interativos para educá-las sobre a segurança na água, induza o uso de boias e coletes quando os pequenos ainda não souberem nadar e matricule-as em escolas e cursos de natação.
A piscina é diversão para crianças e adultos e, se você está planejando relaxar sob o sol, se refrescar e ter um ótimo momento em família, mergulhe de cabeça nesses cuidados e garanta a segurança na piscina.
Para ficar por dentro de mais conteúdos como esse, não deixe de nos seguir em nossas redes sociais.