Mito ou verdade: nadar depois de comer faz mal?
Provavelmente, você já deve ter ouvido falar que nadar depois de comer faz mal, não é mesmo? Essa é uma frase dita há muitos anos e que, atualmente, já se tornou um senso comum.
Isso porque é normal que pais e mães falem com os filhos para não entrarem na piscina depois de comer, especialmente em casas e sítios, pois pode levar prejuízos à saúde do pequeno.
Com base nisso, resolvemos desvendar esse mistério, esclarecendo se essa afirmação realmente é uma verdade ou se é um mito. Se você tem interesse no assunto, continue com essa leitura e saiba um pouco mais!
Afinal, nadar depois de comer faz mal?
A verdade é que nadar depois de comer não faz mal. No entanto, tudo depende de uma série de detalhes, como o que foi ingerido, quais exercícios você pretende fazer na piscina e com qual intensidade, se houve (ou não) um alongamento antes da natação e se você entrou (ou não) na água imediatamente após a refeição.
O que realmente faz mal?
Na maioria das vezes, o que realmente pode fazer mal é deixar de fazer o alongamento e, logo em seguida, entrar na piscina, movimentando-se bruscamente. Isso acontece por dois motivos principais:
- o primeiro é que o alongamento atua como uma preparação para as atividades que estão por vir e ele evita o aparecimento de câimbras e outros desconfortos físicos; e
- o segundo é que no momento em que você começa com as atividades mais intensas na água, o organismo passa a iniciar a distribuição de sangue para os músculos, impedindo que o fluxo sanguíneo vá para o estômago e que o alimento seja digerido da forma adequada.
Quanto tempo é preciso esperar?
É importante esperar pelo menos 40 minutos antes de entrar na água, pois o seu corpo pode sofrer um choque térmico e a digestão pode ser prejudicada. Assim como no caso anterior, o fluxo sanguíneo vai deixar de ir para o estômago, mas dessa vez vai atuar na pele em busca do controle de temperatura.
Além disso, é válido falar que esse período deve ser respeitado antes de iniciar a prática de qualquer outro exercício físico mais intenso, já que o organismo vai agir assim como na natação.
Quais alimentos devem ser ingeridos?
Em geral, alimentos mais pesados e que necessitam de uma digestão mais demorada, como feijoada, macarronada e churrasco, podem gerar uma série de desconfortos, como mal-estar e refluxo.
Por esse motivo, o mais indicado é alimentar-se com frequência de comidas mais leves e menos gordurosas, como salada, arroz e um grelhado, pois esses alimentos vão fornecer energia para o corpo, mas sem sobrecarregar as funções.
Vale mencionar ainda que frutas e bebidas líquidas, como sucos naturais, são ótimos complementos e excelente fontes de nutrientes para o organismo. Lembre-se de que esperar um determinado período antes de iniciar as atividades é fundamental, tudo bem?
É isso aí, agora que você já sabe se nadar depois de comer faz mal ou não, atente-se em relação a isso e cuide, especialmente, das crianças. Não se esqueça de que é uma maneira de garantir a diversão de toda a sua família na piscina, assegurando a saúde e o bem-estar. Aproveite!
Gostou do nosso artigo? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude pessoas como você a desvendar esse mistério. Até a próxima!