Conheça 5 modalidades das Olimpíadas Rio de Janeiro 2016

Conheça 5 modalidades das Olimpíadas Rio de Janeiro 2016

Chegou o segundo semestre de 2016, época das Olimpíadas no Brasil! A emoção toma conta de todos os brasileiros, que vibram com os jogos e as festas. São espetáculos que acontecem no chão, na água, nos ringues e até mesmo no ar!

Durante os jogos olímpicos, nós temos a oportunidade de conhecer vários novos esportes e, muitas vezes, fica difícil acompanhar todos eles, não é mesmo? Quer conhecer mais sobre as modalidades das Olimpíadas Rio de Janeiro 2016?

Então, venha com a gente, que no post de hoje vamos apresentar 5 delas. Confira!

Atletismo

É um conjunto de atividades que envolve saltos, corridas e arremessos. Esse esporte se originou na Grécia Antiga e é um dos mais antigos das Olimpíadas. A maioria das provas são realizadas em locais fechados, que possuem demarcações específicas para orientar os atletas.

O objetivo é um só: superar o adversário de maneira direta, sem segundas chances. Uma das regras mais importantes dessa modalidade é na prova de corrida: os atletas não podem queimar a largada — é o mesmo que retirar o pé antes do sinal para início da corrida.

O atletismo é a modalidade que mais distribui medalhas, tendo como seu principal representante Usain Bolt, velocista jamaicano!

Natação

É uma modalidade que possui provas de tirar o fôlego! Esse esporte teve seu início nas olimpíadas de 1896 e nos mostra que pode ser cada vez mais disputado.

Nas Olimpíadas Rio de Janeiro 2016 são 16 provas femininas e 16 provas masculinas, com disputadas individuais e revezamentos. A piscina oficial deve possuir 30 metros de comprimento e 22,5 centímetros de largura, com 8 raias ao total.

Nesse esporte, o nadador compete no estilo que mais se adéqua, sempre tentando buscar o menor tempo. O maior nome da natação atualmente é Michael Phelps, que quebrou o recorde de dois milênios ao ganhar sua 4ª medalha nas Olimpíadas 2016.

Nado sincronizado

O nado sincronizado é uma atividade aquática que envolve a dança sobre a água, pois mistura elementos da natação, ginástica e dança. É uma modalidade que fascina o público desde 1984.

São provas disputadas por mulheres, em duplas ou equipes. Os movimentos devem ser realizados em conjunto, sem divergência entre as atletas. Para ter a melhor pontuação, as competidoras devem demonstrar várias habilidades, como arte, força física, precisão e flexibilidade.

A competição é dividida em duas partes: exercícios livres e exercícios técnicos, onde o desempenho das atletas é avaliada com notas que variam entre 0 e 10 pontos. As atletas com maior pontuação são as vencedoras. As equipes russas lideram no ranking, com medalhas de ouro desde as Olimpíadas de 2000, em Sidney.

Tênis de mesa

Também conhecido como pingue-pongue, é um esporte que está presente nas Olimpíadas desde 1988. Pode ser praticado por homens e mulheres, em equipes ou individualmente. A mesa deve possuir 2,74 X 1,45 metros, com uma rede fixada no seu meio, de 15,25 cm de altura.

O objetivo é obter o maior número de pontos, sendo que a bola pode bater somente uma única vez em cada lado da mesa. São 3 sets de 11 pontos cada — caso ocorra o empate em 10 pontos, o vencedor é aquele que abre dois pontos de vantagem sobre o adversário.

O tênis de mesa é o esporte de raquete mais praticado do mundo! A China é, sem dúvidas, o país especialista nessa modalidade.

Voleibol

Está presente nas Olimpíadas desde 1964. É um esporte de jogadas rápidas, com bloqueios, cortadas e saques emocionantes. Pode ser praticado por homens e mulheres e possui como objetivo principal colocar a bola no chão da equipe adversária. Cada equipe é composta por 6 jogadores, sendo que a vencedora será aquela que ganhar 3 sets — cada set possui 25 pontos.

Nas Olimpíadas Rio de Janeiro 2016, as competições de voleibol acontecem no Maracanãzinho. Os times brasileiros dessa modalidade costumam ser bastante fortes, sendo que a equipe feminina venceu nas duas últimas olimpíadas.

Gostou de conhecer algumas modalidades das Olimpíadas Rio de Janeiro 2016? Se interessou pelas atividades praticadas na água? Então, curta nossa página no Facebook e conheça diversos modelos de piscina para você começar a se arriscar nesses esportes agora mesmo!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento pelo Whatsapp

Contato Whatsapp