
Aquecedor solar para piscina: como funciona?
Morar em um país tropical significa ter sol praticamente o ano inteiro. Clima perfeito para investir em uma piscina residencial, não é mesmo? E se você quiser aproveitar ao máximo a área de lazer da sua casa, uma solução inteligente é investir em um aquecedor solar para piscina.
Assim, você poderá curtir a área externa mesmo nos dias mais frescos, com uma piscina quentinha à disposição da família e quem sabe até para fazer uma festa para as crianças!
Pensando nisso, preparamos este post para você conhecer em detalhes o funcionamento e os benefícios dessa instalação. Veja só!
O aquecedor solar para piscina é igual ao aquecedor convencional?
Não. O sistema de aquecimento solar para piscina é parecido com o convencional, mas existe uma diferença básica: o reservatório.
O aquecedor solar convencional utiliza um reservatório específico (o boiler) para coletar a água aquecida pelas placas do aquecedor. Já no sistema solar para piscinas, é a própria piscina que funciona como reservatório. Saiba mais detalhes no próximo tópico.
Como funciona o sistema de aquecimento solar para piscina?
O sistema é composto por mangueiras que perpassam as placas expostas ao sol. Essas últimas geralmente são feitas com polipropileno ou borracha de EPDM, sempre em cores escuras para absorver melhor a radiação. Existem também placas fabricadas em tubos de vidros especiais.
O funcionamento do aquecedor solar consiste basicamente em bombear a água para dentro dos coletores, transmitindo para ela o calor captado do sol e, consequentemente, aquecendo-a. Esses coletores geralmente são instalados sobre telhados ou lajes e sempre na direção norte, o que garante uma melhor exposição solar.
Entretanto, as placas coletoras também podem ser instaladas no próprio chão, desde que sigam a inclinação e direção adequadas. Por isso, é essencial que a instalação seja feita por empresas especializadas nesse ramo, com profissionais capacitados para garantir o funcionamento correto do aquecedor.
O desempenho do sistema está relacionado à condição ensolarada do tempo. Por isso, considerando-se os dias nublados ou chuvosos, costuma-se instalar um sistema auxiliar — como bombas de troca de calor ou aquecedores a gás — para garantir o aquecimento da piscina mesmo quando a radiação solar é baixa.
Quais são as vantagens da instalação?
Para ter uma piscina confortável e aconchegante em todas as épocas do ano, o sistema de aquecimento solar apresenta também outras vantagens. Por exemplo:
- energia gratuita, pois os aquecedores utilizam a energia infinita do sol;
- preservação ambiental, já que a energia solar é limpa, ecológica e sustentável;
- prática de esportes e fisioterapia: a água quente favorece a prática de exercícios físicos e a saúde.
Que tipo de piscina pode ter um aquecedor solar?
A instalação de um aquecedor solar para piscina pode ser feita em qualquer tipo de material: piscinas de fibra de vidro, concreto armado, alvenaria ou vinil. Basta ter espaço livre no telhado ou em outro local favorável à exposição solar.
Mas, lembre-se: entre as opções mais comuns no mercado, piscinas de fibra são as mais viáveis economicamente, garantindo não só o melhor custo-benefício, mas, também, maior praticidade na instalação e manutenção.
Quer saber por que é mais vantajoso investir em uma piscina de fibra? Então confira este post e entenda todos os detalhes!
Bom dia,
sou o síndico do condomínio Platinus em Agronômica, Florianópolis.
Temos interesse em realizar o aquecimento de uma piscina grande, seria possível realizar uma visita para verificar e passar um orçamento?
Rua Rui Barbosa, 650.
Oi, Jonathan
Bom Dia!
Devido a distância, não conseguimos atendê-lo.
Mas podemos orienta-lo no que for preciso.
Ligue (31) 3958-6044 ou envie-nos um e-mail: [email protected]
Estamos a sua disposição!