5 dicas para escolher as plantas para a área da piscina

A área de lazer é o ambiente mais gostoso de uma casa! É lá onde recebemos os amigos, reunimos a família e curtimos um dia de descanso. No entanto, para tornar o local realmente agradável, investir no paisagismo e na jardinagem é essencial.

As espécies plantadas ali serão as responsáveis por oferecer sombra em um momento de relaxamento, grama macia para as crianças brincarem e flores coloridas para alegrar e embelezar a área.

Entretanto, ao escolher as plantas para a área da piscina, alguns fatores devem ser levados em consideração. O ideal é optar por espécies que não soltem muita folha, por exemplo. Também é preciso ter cuidado ao realizar o projeto respeitando a incidência de sol na piscina, além, é claro, de criar pontos de sombra para que seja possível descansar.

Para te ajudar a tornar sua área de lazer um ambiente incrível, separamos 5 dicas para você escolher as plantas ideais para o local. Vamos ver?

1. Tenha cuidado com frutos grandes e pesados

Algumas espécies de plantas, como o coqueiro, são perigosas para ter no entorno da piscina. Isso porque eles podem cair sobre os banhistas, causando acidentes.

O ideal é optar por plantas sem frutos e com raízes que não danifiquem a piscina. Boas opções são as palmeiras-fênix, palmitos, pata-de-elefante, helicônia e estrelítzia.

2. Opte por plantas que não soltem folhagens

A área da piscina necessita estar sempre com a limpeza em dia. Nesse sentido, as folhas espalhadas pelo local são sempre um problema.

Para evitar o incômodo, evite plantas que soltam muitas folhagens. As espécies perenes são excelentes opções: suas folhas são duradouras e permanentes e, quando secam, ficam presas no caule.

3. Considere a temperatura do ambiente

Ao escolher as plantas ideais para a área da piscina, a temperatura do local também deve ser levada em consideração. Se a sua cidade possuir um clima ameno, o ideal é optar por plantas que têm efeito ornamental, como a kaizuka e a palmeira.

No entanto, se a sua piscina estiver em um local onde é muito quente na maioria do ano, outras espécies irão se adaptar melhor. Esse é o caso do hibisco-da-síria e dos bambus.

4. Invista em flores

As flores são excelentes para criar um clima alegre e agradável ao ambiente. Além disso, elas são capazes de tornar o local muito mais bonito.

Invista em espécies bastante floridas e coloridas, como as lantanas, ixoras, abélias e lavandas. Os arbustos com flores, como gardênias e hibiscos, também são ótimos para dar um ar tropical ao ambiente.

5. Considere os vasos ao escolher as plantas para a área da piscina

Se a sua área de lazer não possuir muito espaço, uma dica simples é plantar espécies que se desenvolvam em qualquer clima dentro de vasinhos.

Você pode fazer um lindo canteiro em volta da piscina, posicionando os vasos em formas de desenho. Outra boa opção é o gramado: além de ser lindo, ele cria uma ótima área para relaxar.

Tem mais alguma dica sobre plantas para a área da piscina? Escreva nos comentários e compartilhe a sua experiência conosco agora mesmo!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento pelo Whatsapp

Contato Whatsapp