110685-filtro-de-areia-da-piscina-para-que-serve-e-como-mantelo

Filtro de areia da piscina: para que serve e como mantê-lo?

Você conhece todos os segredos do filtro de areia da piscina? Apesar de ser um item básico, se negligenciado, pode gerar uma série de problemas.

Por exemplo, mesmo com a limpeza física e a correção química, uma fina camada de areia pode se acumular no fundo da estrutura. Quando isso ocorre, indica uma falha no equipamento.

Mas há outros problemas, para os quais, claro, há soluções. Conheça-as a seguir.

Filtro de areia da piscina

Após a água ser sugada pela bomba, ela passa pelo filtro, onde a areia retém as impurezas, e retorna à piscina.

O tempo de filtragem varia em função do volume. Um ciclo completo leva, em média, seis horas.

Mas, se os resíduos acumularem no filtro, a vazão de retorno diminui e, consequentemente, há uma demora até dez horas. A sujeira impregnada ainda deixa a areia saturada, prejudicando a filtração.

Para limpar o filtro, basta fazer a retrolavagem, seguida do enxágue. Trata-se de um cuidado indispensável, tanto para a durabilidade dos equipamentos quanto para a saúde dos banhistas.

Além de ser desagradável, a areia acumulada pode causar irritações nos olhos e pele.

Retrolavagem e enxágue

Em períodos de uso intenso, indica-se a manutenção semanal. Observe o manômetro, aparelho que mostra a pressão interna do filtro. Quanto mais alta, maior a necessidade da retrolavagem.

O processo é simples e elimina as impurezas da areia. Apenas tome cuidado para nunca mover a válvula com o motor ligado.

Uma vez desligado, acione a função retrolavar. Abra o registro do esgoto e religue o sistema. A água percorre o caminho contrário da filtração e é descartada.

Fique atento ao visor: quando a água passar límpida, pode desligar o filtro.

A segunda etapa consiste em enxaguar ou pré-filtrar a areia, eliminando as partículas mais finas que ficaram em suspensão após a retrolavagem.

Desligue a bomba e posicione a alavanca na função enxaguar, mantendo o registro de esgoto aberto. Por fim, ligue novamente.

Filtragem

Finalmente, com o filtro de areia da piscina devidamente limpo, desligue a bomba e posicione a válvula na função filtrar. Não se esqueça de fechar o registro do esgoto.

A água é sugada para o interior do equipamento, de onde sai livre da sujeira. Recomenda-se que a filtragem seja realizada diariamente.

A cada um ou, no máximo, dois anos, é necessário trocar ou repor a areia do filtro, que se perde naturalmente.

Se a sujeira persistir

A manutenção periódica deixa o filtro limpo e a água livre de resíduos sólidos. Se o acúmulo de areia no fundo da piscina persistir, é preciso fazer uma revisão.

Na maioria dos casos, trata-se de um problema em uma peça interna, a crepina. Quando esta se desprende, despeja areia pelos bocais de retorno.

Para evitar danos, chame uma empresa especializada. Um técnico indicará se há necessidade da substituição parcial ou total do filtro.

5 dicas para a durabilidade

Antes de aplicar produtos químicos, remova as sujeiras pesadas. Use a peneira com um cabo extensor e limpe também o skimmer.

  • Evite usar sulfato de alumínio para decantar a sujeira. Ao passar pelo filtro, o agente junta os grãos de areia e, quanto maiores, mais sujeira retorna à piscina.
  • Aspire o “grosso” da sujeira diretamente para o esgoto, para não sobrecarregar o filtro. Use um aspirador com cabo (elétrico ou manual).
  • Em caso de excesso de sujeira decantada, utilize a função drenagem. Nela, a piscina é esvaziada (total ou parcialmente) e a água vai direto para o esgoto.
  • Cubra a piscina com uma lona sempre que acabar de utilizá-la. Para manter a manutenção em dia, de maneira prática e menos custosa, experimente seguir um cronograma criado por especialistas.

Custo/benefício

Para economizar na conta de energia e evitar o desgaste precoce dos equipamentos, escolha o filtro adequadamente. O dimensionamento deve estar de acordo com a NBR 10339, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O volume de água determina a potência, mas fatores como condições de uso, localização, sistema hidráulico e até o formato da piscina devem ser considerados.

Por fim, lembre-se que o aparelho elimina as impurezas, mas não tem ação desinfetante. O tratamento completo é indispensável. Com tudo resolvido, basta se divertir com a família!

Em caso de dúvidas sobre o filtro de areia da piscina, fique à vontade para comentar neste post. Teremos prazer em ajudá-lo rapidamente.

cta_finalpost_ebook_escolherpiscinaperfeita
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *