Esquema prático para manter a sua piscina limpa e segura

No verão, um jeito de se refrescar no calor e reunir os amigos. No inverno, é ideal para se manter em forma, mas sempre com aquecimento. Seja qual for a melhor maneira de aproveitar, o mais importante é manter sua piscina limpa. Isso porque é a manutenção que evita focos de infecções ou até mesmo de insetos, como o mosquito da dengue.

Mesmo que, a princípio, seja chato, reservar alguns minutos do dia para cumprir determinadas ações faz a diferença na conservação da sua piscina. Assim, conforme vai se tornando um hábito, as atividades ficam mais rápidas e fáceis e ainda ajudam a evitar gastos desnecessários e elevados com consertos ou reparos.

Fique atento agora a essas quatro dicas e ao cronograma diário que vamos apresentar. Faça você mesmo a manutenção de sua piscina.

1. Limpar o pré-filtro da bomba e o skimmer

Você já sabe que o cloro é o amigo número 1 de uma piscina bem cuidada: somente ele pode assegurar que a água para banho seja saudável. No entanto, não adianta nada escolher um produto de boa qualidade se o pré-filtro da bomba e o skimmer acabam esquecidos na hora de fazer a manutenção.

A limpeza dessa dupla é o que faz com que a água circule corretamente e ajude o sistema de filtração a funcionar sem problemas. Também aumenta a durabilidade do cloro e, aliado ao equilíbrio químico da água, potencializa a duração do seu tratamento, garantindo uma piscina cristalina por mais tempo.

2. Manter a piscina limpa com uma peneira

Simplesmente passar a peneira na superfície da piscina pode evitar inúmeros problemas, como o entupimento dos filtros ou uma higienização mais profunda. Crie este hábito de limpeza e, pelo menos quatro vezes por semana, recolha folhas, insetos e demais impurezas que possam ser carregadas pelo vento.

3. Cuidar bem do filtro da piscina

Talvez o item de mais importância no sistema da piscina seja o filtro, portanto, ele precisa de atenção constante. Troque a areia todos os anos ou, no máximo, a cada dois anos. Essa etapa vai garantir a limpidez da água, pois todas as impurezas serão retidas pela areia.

E não se esqueça de seguir as instruções do fabricante para ter um equipamento sempre em dia para Não estragar a sua diversão.

4. Seguir um cronograma para a manutenção da piscina

Uma boa dica para a manutenção da piscina ser menos trabalhosa e custosa é seguir um cronograma diariamente com pequenas ações.

Lembre-se que os cuidados e as necessidade durante o verão são diferentes em relação ao inverno e, principalmente, que eles não devem parar só porque a piscina não está sendo usada com a mesma frequência.

Para facilitar sua organização, montamos um passo a passo que vai garantir uma água saudável e límpida.

Processo químico Dia da semana
Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo
Medir o pH (7,0-7,4) * X X
Cloração* X X X
Medir cloro livre* X X X
Clarificação X
Algicida X
Medir alcalinidade total (80-120 ppm) Uma vez por mês
Decantação Quando necessário

* No inverno, a medição do pH, a cloração e a medição do cloro livre podem ser feitas apenas uma vez na semana, com intervalo de 24h entre cada processo para distribuir melhor as ações no cronograma.

Processo físico Dia da semana
Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo
Filtrar água X
Lavar pré-filtro X
Peneirar** X X X X
Aspirar Quando necessário
Escovar Quando necessário
Limpar as bordas Quando necessário
Retrolavar pré-filtro De acordo com as instruções do fabricante

** Tanto no verão quanto no inverno, basta peneirar conforme a necessidade. Crie o hábito de observar se há impurezas que podem ser retiradas com a rede.

Depois de adotar esse cronograma em seu dia a dia, sua piscina estará limpa e perfeita para uso sempre que quiser. Para se manter atualizado a respeito desses e de outros cuidados, acompanhe nossas redes sociais no Facebook e no Google +.

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento pelo Whatsapp

Contato Whatsapp