
Como deixar a sua piscina aquecida durante o inverno
A maior parte das pessoas costumam aproveitar a piscina nos meses mais quentes do ano, deixando-a de lado logo que chega o inverno. Entretanto, você pode fazer diferente. Pode optar por uma piscina aquecida para ter a possibilidade de usá-la o ano todo.
A água morna ou quente é relaxante e ajuda a aquecer o corpo em dias frios. Além disso, nadar é um ótimo exercício para a respiração e faz muito bem, por exemplo, para quem tem doenças respiratórias e costuma sofrer com isso no inverno.
Neste artigo, vamos falar sobre as formas de manter a piscina aquecida e dos cuidados necessários para conservar a qualidade da água. Aproveite a leitura!
Como deixar a piscina aquecida?
Existem diversas maneiras de aquecer a água da piscina e todas possuem vantagens e desvantagens. Cabe a você decidir qual a melhor opção para o seu caso. Confira os principais tipos de aquecimento.
Solar
Funciona a partir da coleta de radiação do sol por meio de placas fotovoltaicas. A energia térmica gerada eleva a temperatura da água em cerca de 8 graus. É um sistema econômico (não gera custo na conta de energia elétrica) e é sustentável (pois é baseado numa fonte de energia limpa e renovável).
Elétrico
Ao contrário do solar, este sistema gasta energia elétrica e não é nada econômico. O equipamento, entretanto, é simples e compacto e funciona como a resistência de chuveiro. Mas imagine usar um chuveiro para encher uma piscina. O custo é alto!
A gás
Esse sistema eleva a temperatura da piscina rapidamente, mas também tem alto custo por conta do combustível utilizado. É mais eficiente quando utiliza o Gás Natural (GN) que vem da rua. Se não houver essa opção, pode-se usar o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), conhecido como gás de cozinha, mas o volume demandado é grande e os equipamentos/ recipientes ocupam muito espaço.
Bombas de calor
A bomba de calor, também chamada de trocador de calor, trabalha com um método parecido com o do ar-condicionado. Só que funciona ao inverso, pois retira o calor do ar e o transfere para a piscina. Utiliza energia elétrica para funcionar, mas é um pouco mais econômico que o aquecimento elétrico porque aproveita o calor do ar.
Como cuidar da água aquecida?
O calor faz com que a água evapore mais rápido e aumenta a chance de proliferação de bactérias, interferindo no pH. Por essa razão, a piscina aquecida precisa de cuidados frequentes. Confira a seguir os principais pontos de atenção.
pH da água
Verifique diariamente o pH e corrija-o se estiver fora dos padrões.
Cloração
O cloro também deve ser verificado (e reforçado) diariamente, já que evapora mais rapidamente na água quente.
Bordas da piscina
Por conta do vapor, as bordas da piscina tendem a ficar sempre úmidas. Dê atenção especial a elas para evitar que fiquem sujas e até para prevenir acidentes.
Sistema de aquecimento
Além desses cuidados, lembre-se de checar o funcionamento do sistema de aquecimento frequentemente para não ser surpreendido com um mergulho gelado! Uma última dica para manter a piscina aquecida é usar uma manta térmica aliada ao sistema principal que você escolheu. Isso vai ajudar a conservar ainda mais o calor.
Se você gostou da ideia de ter uma piscina aquecida em casa, mais ainda tem dúvidas com relação aos custos dessa opção, leia nosso post sobre a média de preço de um aquecedor e tome a melhor decisão.