Como comprar cloro para piscina sem errar? Aprenda aqui!

Donos de piscina têm no cloro o principal aliado para manter a água limpa e livre de bactérias ou algas danosas à saúde. Mas é necessário tomar bastante cuidado em dois momentos: o da compra e o da aplicação.

Atualmente, existe uma grande variedade de tipos de cloro disponíveis no mercado. Isso traz à tona uma dúvida: qual é o produto mais moderno e eficaz na hora de fazer o tratamento da água?

Visando acabar com esses questionamentos, elaboramos um miniguia para ensinar a comprar cloro para piscina. Você aprenderá, no texto de hoje, o que é cloro orgânico, inorgânico e estabilizado e para que serve cada um. Preparado para virar autoridade no tema? Então continue lendo o post!

Para que serve o cloro?

O cloro ajuda a oxidar toda a matéria orgânica presente na água da piscina: microrganismos, fungos, algas, bactérias e a tão indesejada urina. Além disso, coopera na anulação de odores indesejados.

Entretanto, para garantir esses resultados, é preciso respeitar quantidades e métodos de aplicação do produto. Caso contrário, o efeito do cloro pode ser minimizado ou até mesmo causar irritação nos banhistas.

Quais são os principais tipos?

Vamos conhecer agora os tipos mais comuns dessa substância no mercado e as funções de cada um. Ao final, você será capaz de selecionar a melhor versão do cloro de acordo com suas necessidades. Confira!

Cloro estabilizado

O cloro estabilizado é chamado assim porque libera ácido isocianúrico em contato com a água, protegendo o produto da ação dos raios solares e diminuindo suas perdas em até 70%. Por isso, figura como o mais indicado para piscinas residenciais ao ar livre.

Esse tipo de cloro também libera ácido hipocloroso na água, um poderoso desinfetante com ação 80 vezes mais eficaz do que a do cloro comum (hipoclorito de sódio).

Cloro não estabilizado ou comum

É o que tem ação desinfetante, mas precisa ser reposto mais frequentemente em piscinas abertas, já que sofre efeitos dos raios solares e perde sua ação. Por isso mesmo, é ideal para piscinas cobertas, onde não há de fato a necessidade de proteção UV.

Como tem ação desinfetante menor, precisa ser aplicado adequadamente em relação ao tamanho e à capacidade da piscina para que tenha seus efeitos garantidos. Essas instruções costumam aparecer no rótulo do produto adquirido.

Esses cuidados devem ser intensificados no verão, visto que a piscina costuma ser usada com mais constância nesta época do ano.

Cloro orgânico

É classificado assim devido a sua origem orgânica. Sua formação tem cadeias carbônicas que, em contato com matéria orgânica, liberam subprodutos lentamente, assegurando proteção mais longa e resistente aos raios de sol.

Recomenda-se o cloro orgânico para piscinas residenciais e ao ar livre. Essa substância pode ser encontrado com os nomes de tricloro e dicloro.

Cloro inorgânico

Como é inorgânico, não tem cadeias de carbono e é formado por elementos do reino mineral, como o ferro e o zinco.

O cloro inorgânico reage mais rápido com a matéria orgânica, mas é menos resistente à radiação solar. Além disso, é indicado para piscinas em locais fechados, e pode ser encontrado com os nomes de hipoclorito de cálcio, hipoclorito de sódio ou cloro gás.

Como comprar cloro para piscina?

Conhecer as características de cada substância é fundamental para aplicá-la em sua realidade e obter os melhores benefícios. Agora, porém, já sabemos que tipos de cloro estão disponíveis no mercado e para que servem.

Na hora de adquirir o produto, é preciso ainda escolher itens de qualidade, que sejam reconhecidos pelo mercado por sua funcionalidade e eficácia, entregando exatamente aquilo que prometem ao consumidor.

Afinal, piscina cuidada é lazer, e fora dos padrões de uso representa risco à saúde. Leve nossas dicas de hoje em consideração e acerte a mão na hora de comprar cloro para piscina!

Se quiser saber mais sobre tratamento ou instalação de piscinas, entre em contato com a Tibum Piscinas!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento pelo Whatsapp

Contato Whatsapp