Problemas na piscina? 5 sinais de que pode ser a bomba

Motobombas de piscina são aparelhos feitos para durar — afinal, devem suportar situações adversas como ambientes bastante úmidos e, não raro, calor e exposição ao sol. Entretanto, algumas vezes é possível verificar certos problemas na piscina que possivelmente advêm de um mau funcionamento da bomba.

Para checar se os problemas na piscina de sua casa podem estar relacionados à bomba, continue lendo este artigo e identifique algumas situações.

1. A bomba suga muito ar

Entradas de ar na sucção da motobomba são comuns. Porém, não podem ser excessivas. Se a bomba puxa mais ar do que água, significa que há grandes vazamentos no sistema de filtração e, portanto, é preciso encontrá-los e vedá-los.

A má vedação pode estar presente na mangueira de aspiração, na tampa do pré-filtro, na união do motor com a bomba e em outros lugares.

Use uma esponja com sabão na tampa do pré-filtro e nas tubulações para checar onde o vazamento está localizado. Verifique também se algumas regiões da mangueira ficam boiando. Nesse caso, é lá que estará o furo.

2. A água não está sendo filtrada

A bomba de uma piscina serve, primordialmente, para fazer a sucção da água e encaminhá-la para o filtro, onde será purificada e, depois, retornará para a piscina. Entretanto, se a água circula, mas a água continua recebendo impurezas, o problema não deve ser na bomba.

Dentro do filtro encontra-se uma quantidade de areia que funciona como uma peneira. Para que ela trabalhe corretamente, é necessário trocá-la uma vez por ano. Portanto, se sua piscina não está sendo filtrada apropriadamente, mas não há relação com a força de sucção, troque a areia.

3. A água não circula

Caso a água não esteja circulando, o problema pode, sim, ser na bomba. Nesse caso, verifique a cesta do skimmer e o pré-filtro, checando se não há nada obstruindo a passagem da água. Faça a mesma coisa no rotor da motobomba. Se for preciso abri-la, chame um profissional.

Pode ser que também esteja entrando ar pela tampa do pré-filtro. Verifique, então, sua vedação e se foi bem apertada. Agora, caso sua bomba seja silenciosa, não custa nada checar se está realmente ligada: coloque as mãos sobre a motobomba e sinta sua vibração. Caso não consiga sentir, é porque está desligada.

4. A bomba não liga

Em geral, esse problema está relacionando com alguma pane elétrica no motorCheque o disjuntor e verifique se a energia está realmente ligada. Se não for esse o problema, o melhor, nesse caso, é chamar um profissional. Panes elétricas podem ser complexas e perigosas.

Agora, se a motobomba chega a ligar, mas imediatamente desliga, pode ser um problema de superaquecimento no motor. Para resolver, verifique se os orifícios de ventilação da bomba não estão bloqueados e busque colocar uma sombra sobre a máquina nos dias de muito sol.

É sempre importante lembrar: antes de mexer no motor, desligue a chave-geral.

5. A bomba faz muito barulho

Caso a motobomba funcione normalmente, mas você ouve um barulho alto vindo da casa de máquinas, verifique antes de mais nada a fonte do barulho. Pode ser que o motor esteja apenas vibrando, então insira uma plataforma simples para amortecer o movimento.

Outro problema pode ser a cavitação, que ocorre quando a bomba está trabalhando com pouca ou nenhuma água. Nesse caso, verifique se a água chega normalmente até o motor e aproveite para apertar bem a tampa do pré-filtro.

Se o problema não for obstrução, então pode ser um defeito nos rolamentos da máquina. Nesse caso, significa que é preciso substitui-los.

Esses são os problemas mais comuns relacionados à motobomba. Porém, nunca é demais adotar uma rotina de cuidados, como:

  • cheque sempre a força da filtragem;
  • limpe o pré-filtro;
  • troque a areia do filtro no tempo certo;
  • verifique a pressão;
  • lubrifique o motor.

Com esses cuidados e as dicas acima, não existirão problemas na piscina que você não possa resolver.

Para mais dicas e informações sobre piscinas e sua manutenção, siga-nos no Facebook e no Google Plus.

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento pelo Whatsapp

Contato Whatsapp