5 perguntas para fazer antes de comprar a sua piscina de fibra

Nada melhor que ter uma piscina em casa para oferecer diversão e bem-estar à família e amigos durante os finais de semana. Antes um item acessível a poucos, as piscinas de fibra vêm ganhando cada vez mais adeptos pelas suas vantagens de instalação, de manutenção e de custos.

Se você já está pesquisando o tipo ideal de piscina para sua casa e percebeu que a piscina de fibra pode ser uma boa escolha, porém ainda quer mais detalhes do seu futuro investimento, este artigo é para você! Confira 5 perguntas que você deve fazer antes de comprar a sua piscina de fibra.

Quais são as vantagens da piscina de fibra?

As razões que fazem a fibra de vidro se destacar como material para piscinas são encontradas na relação dos benefícios que esse compósito oferece com os custos de seu emprego.

As piscinas de fibra requerem muito menos tempo e muito mais praticidade de instalação, quando comparadas com as similares feitas em concreto armado ou em alvenaria. Ao mesmo tempo, são mais resistentes que as piscinas fabricadas em material vinílico.

O meu terreno suporta uma piscina de fibra?

Apesar de terem alta durabilidade, as piscinas feitas em fibra de vidro não são resistentes a curvaturas ou torções provocadas por irregularidades no terreno. Por isso, o trabalho de instalação deve ser realizado por bons profissionais.

Pela necessidade de estabilidade e nivelamento do solo, a área escavada pode precisar de tratamento específico, caso fique em regiões arenosas, próximo a lençóis freáticos ou tenha qualquer outra característica que possa comprometer a integridade da piscina.

De quais equipamentos preciso para uma instalação completa?

Uma piscina não está completa com a instalação do tanque. É indispensável também dispor de um conjunto composto por bombas, ralos, skimmers e uma rede hidráulica que os conectem com o elemento filtrante.

Além disso, a sua área de lazer ainda precisará de uma rede elétrica que alimente esse sistema de circulação e filtragem, bem como a iluminação local.

Esse complexo, via de regra, fica centralizado na casa de máquinas, de onde é possível controlar todos os equipamentos de manutenção relacionados à sua piscina.

Para que serve e quais cuidados devo tomar com a casa de máquinas?

A casa de máquinas é a estrutura que protege os sistemas acessórios que compõem a piscina. Por lidar com o cabeamento elétrico em um ambiente inevitavelmente molhado e abrigar a bomba hidráulica, seu piso deve ter ponto de escoamento de água e o seu ambiente ser arejado para eliminar gases tóxicos produzidos pelos produtos químicos. E estes produtos devem ser guardados em um nicho separado de forma a não comprometer suas propriedades pelo aquecimento da bomba hidráulica.

Já o sistema elétrico requer um cuidado redobrado para a segurança da sua família. O seu esquema deve obedecer à NBR 5410, que estabelece regras para as instalações elétricas de baixa tensão.

Como prolongar a vida útil da minha piscina de fibra?

A alta durabilidade da piscina de fibra pode ser comprometida por alguns errinhos cometidos na rotina de manutenção da piscina. Logo, com atenção a certos detalhes, a sua piscina pode manter uma aparência impecável e a estrutura preservada por tempo prolongado.

Por exemplo, a descoloração da fibra, que pode ocorrer naturalmente com o tempo, é potencializada e precocemente causada pelo uso inadequado do cloro. Portanto, controle os níveis químicos de sua piscina com frequência.

Já manchas podem ser evitadas com a remoção diária de corpos estranhos que caiam na água, tais como objetos metálicos ou materiais orgânicos, como galhos e folhas.

Com as respostas para as 5 perguntas acima, você já está vários passos mais próximo de poder garantir divertimento para sua família e amigos. O que achou? Confira este artigo com curiosidades sobre piscinas com borda infinita e continue o planejamento de sua piscina de fibra!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

3 comentários em “5 perguntas para fazer antes de comprar a sua piscina de fibra”

  1. Freire disse:

    Parabéns pelo artigo, isso vai ajudar muito.

  2. Ribeiro disse:

    Parabéns pela iniciativa, concerteza isso ajudará muita gente, assim como me ajudou.

  3. Ribeiro disse:

    Piscina é lazer e saúde, mante-la sempre equilibrada é importante para o conforto dos banhistas. Parabéns pelo artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *