4 curiosidades sobre piscina com borda infinita​

4 curiosidades sobre piscina com borda infinita​

Você tem um sítio, uma casa na praia ou no campo e está querendo valorizá-la? Investir em uma piscina com borda infinita é uma ótima alternativa, já que, mais do que uma opção de lazer, ela tornará seu imóvel bonito e atraente, além de destacar a natureza ao seu redor.

Para que possa analisar essa alternativa e avaliar os prós e contras, selecionamos algumas curiosidades sobre piscina com borda infinita. Confira:

Como construir uma piscina com borda infinita?

Este estilo de piscina, como o próprio nome já diz, tem uma das bordas cobertas pela água que transborda. O efeito de infinito só é possível devido a um truque de construção. Em uma das laterais da piscina, na parte externa, uma calha é instalada a aproximadamente dois centímetros abaixo da borda. Dentro dessa estrutura, um sistema de filtro e de tubulação é colocado para que a água que transborda caia e volte ao reservatório principal.

Nesse modelo, a borda da piscina tem uma leve inclinação e a calha pode ser coberta por pedras e cascalhos, dando um belo acabamento e contribuindo com a decoração do ambiente externo. Existe também a alternativa de instalar a calha bem abaixo do nível da piscina para que a água que transborda forme uma linda cascata e enfeite também o jardim ao redor.

Ambas as alternativas usam a maneira tradicional de construção da piscina com borda infinita, que inclui a instalação de uma motobomba que faz com que a água transborde e volte à piscina continuamente. Mas, como esse modelo encarece o projeto cerca de 10%, existe outra alternativa mais barata que torna o sonho de ter uma piscina com efeito de imensidão mais acessível.

Na versão simplificada, a água só transborda quando há movimentação na superfície e, quando o nível diminui, é preciso encher novamente o reservatório, como em uma piscina normal.

É possível construir uma piscina de borda infinita em qualquer terreno?

O terreno ideal para a instalação de uma piscina com borda infinita é o com declive e que ofereça aproximadamente 30 metros quadrados de área livre. Nele, a piscina pode ser instalada na parte superior e a parte inferior pode ser usada para a construção da estrutura de captação da água excedente.

Em terrenos sem declive, também é possível fazer a instalação, elevando uma área ou construindo a piscina um pouco acima do solo — mas, nesse caso, o custo da obra aumentará.

Como fazê-la valorizar a natureza?

Se o seu terreno oferece vista para o mar, rio, lago ou montanhas, instale a piscina de forma com que ela pareça uma extensão dessa natureza. Para que ela interaja com o céu, mar ou lago dando a impressão de imensidão, opte por revestimento de cor azul. Mas, caso queira que ela se confunda com as montanhas ou com um belo jardim, prefira a cor verde.

Outra dica interessante é posicionar a piscina para o lado noroeste do terreno, para que você consiga vislumbrar um pôr do sol estonteante enquanto relaxa na piscina.

Quanto investir?

Para construir uma piscina com borda infinita, é preciso investir aproximadamente 15% a mais do que em uma piscina tradicional. O orçamento é elevado, pois a estrutura de recuo e de retorno da água custa cerca de R$ 2 mil por metro quadrado.

Agora que você já conhece todas as características da piscina com borda infinita, escolha o modelo que melhor atende suas expectativas e invista no seu sítio, no seu rancho, na usa casa de praia ou de montanha, para que você e sua família possam desfrutar de momentos de lazer prazerosos, além de valorizar o imóvel para venda e para a locação.

Quer instalar uma piscina em casa? Confira qual o melhor tipo aqui.

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

5 comentários em “4 curiosidades sobre piscina com borda infinita​”

  1. Freire disse:

    Parabéns pelo artigo, isso vai ajudar muito.

  2. Freire disse:

    Excelente artigo, parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *