O que você deve saber para comprar o filtro de piscina ideal

Já sabe como comprar o filtro de piscina ideal? Então, confira agora mesmo no artigo que preparamos!

As piscinas são um excelente espaço de lazer e diversão para muitas pessoas. Mas, mesmo nos casos em que o seu uso não é constante, os proprietários esperam sempre encontrá-la em boas condições. Para que isso seja possível, existem vários componentes que auxiliam a limpeza da piscina — e um dos mais importantes é o filtro.

Essa peça tem um grande papel no tratamento e na purificação da água. Mesmo com tanta importância, porém, muitas pessoas ainda não sabem como comprar o melhor filtro de piscina. Então, para ajudar você com isso, preparamos este artigo contendo as principais informações sobre o tema! Continue a leitura e fique por dentro do assunto.

Como funciona o filtro de piscina?

Basicamente, o filtro retira da água as partículas suspensas que podem trazer malefícios à piscina e aos seus usuários. Existem hoje vários modelos dessa peça no mercado, mas todos têm um funcionamento bem semelhante.

O filtro é ligado a um ciclo que, por meio da força mecânica de uma bomba, suga a água pelo skimmer. Essa água, então, é levada para um depósito que contém um material específico de filtragem, e após tratada, é devolvida à piscina, fechando o ciclo. O tempo desse processo pode variar dependendo da potência da bomba, do volume da piscina e do modelo de filtro.

De todo modo, a filtragem deve ser feita uma vez por dia, no mínimo, para conservar a qualidade da água.

Quais são os tipos de filtro de piscina?

Os principais tipos encontrados no mercado são o de areia, o de cartucho e o de terra diatomácea. Veja, agora, qual é o melhor filtro de piscina para cada caso!

Filtro de areia

O filtro de areia é o mais utilizado atualmente, especialmente porque demanda menor manutenção. Isso porque a areia é um ótimo agente de filtragem, cujo mecanismo de limpeza é simples, mas bastante eficaz: a água passa por um depósito de areia, onde ocorre a retenção das impurezas, garantindo a purificação.

Filtro de cartucho

Neste sistema de filtragem, o processo conta com a ajuda de cartuchos substituíveis. Essas peças duram um ano, em média, e precisam ser limpas uma vez por semana. Os principais benefícios desse modelo de filtro são a praticidade de limpeza e instalação. Todavia, ele apresenta a desvantagem de um custo mais alto de manutenção, pois os cartuchos são relativamente caros.

Filtro de terra diatomácea

As diatomáceas são seres microscópicos fossilizados que funcionam como pequenas esponjas. Assim, quando usadas neste sistema de filtragem, elas retêm a passagem de sujeiras e detritos não visíveis a olho nu. Embora seja bastante recomendado para a limpeza de piscinas, esse modelo também demanda um alto investimento de instalação dos equipamentos e de manutenção.

O que considerar no momento da compra?

Antes de mais nada, é importante escolher uma boa empresa fornecedora. Somente dessa forma será possível garantir a segurança na compra e a qualidade dos produtos adquiridos.

Em termos funcionais, é necessário avaliar aspectos como a potência da bomba e a capacidade da piscina. Para cada caso, haverá um tipo mais adequado de filtro. Questões relacionadas à resistência e à durabilidade do produto também devem ser analisados antes de efetuar a compra. Esses componentes ficam expostos ao sol, umidade e contato com a água, por isso, devem apresentar boas condições de trabalho. Todos esses pontos devem ser cuidadosamente avaliados, a fim de garantir qualidade e uma boa relação custo/benefício.

Enfim, essas foram as principais informações para ajudar você a escolher o melhor filtro de piscina. Embora exija bastante atenção, como podemos ver, a escolha do modelo ideal pode ser realizada facilmente — basta seguir as nossas dicas.

Então, gostou do artigo? Se quer continuar por dentro de mais informação sobre a manutenção e o uso de piscinas, siga nossa página no Facebook!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento pelo Whatsapp

Contato Whatsapp