Afinal, é possível limpar piscina com água oxigenada?
Se você tem uma piscina, já deve ter sofrido com o escurecimento da água. Você sabe como resolver? Há algumas pessoas que sugerem limpar piscina com água oxigenada, mas será que funciona mesmo?
É exatamente sobre isso que vamos conversar! Tire todas as suas dúvidas referentes ao tratamento da água com peróxido de hidrogênio e confira o passo a passo sobre a utilização correta.
Ficou curioso? Então continue a leitura!
O que é e para que serve o peróxido de hidrogênio?
Esse elemento químico tem o poder de oxidação e, por esse motivo, é usado em diversos setores. Presente desde salões de beleza até prontos socorros, o composto também pode marcar presença na prateleira de produtos para tratamento de piscinas.
Mas, qual é a composição química desse grande coringa? A sua formulação é semelhante à da água comum e a única diferença é o acréscimo de um átomo de hidrogênio (H2O2). Descobriu da onde vem o nome “água oxigenada”?
Posso limpar piscina com água oxigenada?
É extremamente válido tratar a água com peróxido de hidrogênio, mas já adiantamos: afirmar que a água oxigenada substitui todos os outros produtos de tratamento é um grande mito. Não existe “receita mágica” para manter a qualidade da água, esse processo demanda tempo e uso de diversos produtos. Só assim você obtém o melhor resultado.
A finalidade da utilização do peróxido de hidrogênio na piscina é a eliminação da tonalidade escura da água causada por uma alta concentração de metais. Em casos de contaminação por algas, o composto químico não oferece nenhum benefício ou melhora no aspecto.
Como saber que a água está rica em metais?
Para ter a garantia de que o tratamento com água oxigenada vai funcionar, é preciso ter certeza da presença de metais na água. Para isso, é preciso fazer um teste simples e rápido:
- colete o suficiente para encher meio copo descartável da água da piscina — dê preferência aos copos brancos para facilitar a observação;
- acrescente 1 colher de sopa de cloro;
- aguarde 60 minutos e, se houver incidência de metais, a água mudará de cor ou apresentará sólidos no fundo do copo.
Se houver cobre ou manganês, a água ficará azul escuro ou verde. Se houver a presença de ferro, a água ficará marrom ou amarelada.
Portanto, caso a presença de metais na água seja comprovada, você poderá seguir com o tratamento com água oxigenada. Para o processo funcionar, é preciso que a alcalinidade total e o pH da água estejam equilibrados. Por isso é recomendável medir e, antes de qualquer coisa, equilibrar os parâmetros.
Esse tratamento oferece algum dano à saúde?
Pode ficar tranquilo! Ao utilizar a dosagem correta de 50ppm para piscinas pouco utilizadas e 100ppm para as utilizadas com mais frequência, além de garantir as 8 horas de espera após a diluição do peróxido, não há risco de você e sua família sofrerem quaisquer danos. Lembre-se: ocorrida a decantação dos metais, aspire o fundo da piscina
Como fazer a aplicação correta?
Para garantir o melhor resultado e retornar ao tom claro da água da sua piscina, é preciso seguir o passo a passo a seguir:
- faça as medições do pH e alcalinidade;
- equilibre os intervalos;
- ative o sistema de filtragem e selecione a opção “filtrar”;
- com auxílio de um balde, pegue um pouco da água da piscina e acrescente a dosagem recomendada — não se esqueça de misturar bem;
- derrame a mistura na piscina, distribuindo por toda a superfície;
- aguarde de 4 a 6 horas e aspire o fundo.
Para o manuseamento da água oxigenada, utilize equipamentos de segurança como óculos de proteção, máscara e luvas de borracha.
Agora você já sabe como limpar piscina com água oxigenada! Prezar e manter a saúde da água da sua piscina é sinônimo de cuidar da sua família. Pensando nisso, é primordial seguir uma rotina de tratamento na sua piscina, utilizar os produtos corretos e seguir à risca as instruções contidas neles.
Gostou das nossas dicas? Seus amigos também curtirão! Então compartilhe este post nas suas redes sociais agora mesmo!