​Entenda os benefícios da natação para a saúde do coração ​

​Entenda os benefícios da natação para a saúde do coração ​

Se você está em busca de qualidade de vida e saúde, a natação é uma das atividades físicas mais completas que existe, pois, além de fortalecer a musculatura, ela previne diversas doenças cardíacas e respiratórias.

Para que você conheça melhor o esporte, selecionamos os principais benefícios da natação. Confira:

Benefícios da natação para o coração

Quem pratica regularmente a natação — pelo menos, duas vezes por semana durante 30 minutos — está protegendo o coração de diversas doenças. O esporte aumenta a produção de óxido nítrico que gera a vasodilatação. Assim, há uma melhora na circulação sanguínea: mais sangue chega ao coração, as paredes do músculo cardíaco dilatam com facilidade e o batimento cardíaco fica mais estável.

Dessa forma, a natação fortalece o coração e ajuda a diminuir problemas de pressão alta, prevenir a aterosclerose caracterizada pelo entupimento das artérias, dentre outras doenças coronárias.

Vantagens do esporte para os músculos

A natação aumenta a força e o tônus muscular porque, além de exercitar todos os músculos do corpo, ela é realizada dentro da água que oferece grande resistência ao nadador. A melhor maneira de fortalecer a musculatura é por meio da resistência e a água é mais resistente do que o ar, transformando a natação em um esporte que gera resultados bem mais satisfatórios do que correr ou andar de bicicleta, por exemplo.

As articulações e os ligamentos também são beneficiados pelo esporte, pois eles ficam bem mais flexíveis e não sofrem muitos impactos, prevenindo lesões, contusões e surgimento de doenças, como a artrite. Como a atividade física fortalece e alonga a musculatura, problemas posturais e ortopédicos também podem ser prevenidos e tratados com a prática da natação.

Benefícios para o sistema respiratório

Quem sofre com bronquite, asma e alergias pode sentir uma enorme melhora após a prática regular dos exercícios na água. A natação trabalha bastante a respiração e fortalece o pulmão. Além disso, diminui o ressecamento das vias aéreas nos períodos de baixa umidade.

Melhorias no sistema nervoso

A natação também proporciona relaxamento e alívio do estresses e da tensão, tanto muscular quanto psicológica. Os exercícios liberam endorfina no sistema nervoso central, diminuindo a ansiedade e a depressão.

A necessidade de conciliar os movimentos e a respiração durante os exercícios também exige alto nível de concentração, fazendo com que você pense apenas no seu corpo e deixe os problemas e preocupações do dia a dia de lado. Assim, a atividade física também contribui para a construção de uma vida mais leve e com melhor qualidade.

Vantagens para a autoestima

A natação ajuda a queimar calorias e contribui com a perda de peso. Além de manter o corpo bonito, oferece sensação de leveza e de liberdade que contribui para o aumento da autoestima. Sentir-se bem tem tudo a ver com saúde, concorda?

Agora que você já conhece os principais benefícios da natação para a saúde, confira também como as atividades na água ajudam no desenvolvimento das crianças. Gostou do artigo? Tem alguma dúvida ou gostaria de nos contar sua experiência com a natação? Conta pra gente nos comentários.

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

2 comentários em “​Entenda os benefícios da natação para a saúde do coração ​”

  1. Elaine de AlmeidaFerreira disse:

    VOU comecar fazer natacao. Preciso perder peso e fortalecero coracao.Gostei muito do texto de explcacao.Obrigada. Elaine

    1. Equipe Tibum disse:

      Oi, Bom Dia!. Entre em contato com a nossa central de relacionamento para podermos te ajudar. (31) 3958-6044. Estamos te aguardando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento pelo Whatsapp

Contato Whatsapp