Veja qual o melhor tipo de piscina para sua casa

Veja qual o melhor tipo de piscina para sua casa

Há vários argumentos e considerações que precisam ser feitas para a escolha da piscina ideal para sua casa. Existem diferentes tipos e cada um tem uma adaptação melhor com o terreno e com o cotidiano da família.

Ter uma piscina em casa ou em um sítio gera grandes vantagens. Além de promover momentos de lazer seguro para a família e amigos, também valoriza o imóvel em uma possível revenda.

Diante de tudo isso, escolher uma piscina para sua residência acaba se tornando uma tarefa não muito simples. Na verdade, é algo que precisa ser pensado de uma maneira estratégica. Por esse motivo, trouxemos uma relação dos principais tipos de piscinas para te ajudar a decidir! Acompanhe.

Piscinas de fibra de vidro

São tanques de moldagem única, ou seja, já vêm prontas da fábrica. Mas isso não significa que existam poucas opções e formatos.

É possível encontrá-las em formato retangular, quadrado, oval, redondo, em formato de feijão, com prainha, hidromassagem, escadas e cores variadas.

Por ser uma peça única, a instalação é mais simples. Após análise do terreno, é feita uma escavação ligeiramente maior do que a caixa da piscina para comportar os canos e maquinários necessários.

Características das piscinas de fibra de vidro:

  • Fácil instalação;
  • Boa durabilidade,quando possuem dupla camada de resina;
  • Excelente custo-benefício;
  • É mais fácil de limpar por ter superfície lisa;
  • Como é uma peça inteiriça, seu deslocamento para a área de instalação precisa ser feito por um caminhão;
  • Empresas referência no mercado dão até 15 anos de garantia contra vazamentos;
  • Por ser leve, é ideal para decks e coberturas de apartamentos.

Piscinas de concreto e alvenaria

Piscinas de concreto e alvenaria possuem processos de construção parecidos, sendo que a de concreto é mais resistente a eventuais movimentações do terreno. Sua grande vantagem é a possibilidade de construir em diversos formatos e escolher o tipo de acabamento, em azulejo, pastilhas e etc.

É preciso considerar um bom recurso para impermeabilização e também a manutenção dos azulejos expostos ao sol. Eles podem soltar se não receberem os cuidados corretos.

Características das piscinas de concreto e alvenaria:

  • Instalação dura, em média, dois meses;
  • Possibilidade de projetos arquitetônicos diferenciados;
  • Excelente durabilidade quando construída por bons profissionais;
  • Custo de investimento mais alto que as outras opções de mercado;
  • Valoriza a casa em até 20%.

Piscinas de vinil

A piscina de vinil também oferece a possibilidade de criar diversos formatos e acabamentos com os variados tipos de estampas vinílicas existentes no mercado.

Sua instalação é feita com um projeto de alvenaria básico e revestido com o vinil através da retirada do ar entre a alvenaria e o vinil aplicado inicialmente nas bordas.

Sua manutenção é mais criteriosa, com produtos de limpeza específicos que não agridem o vinil. Além da limpeza, que de forma geral é mais simples e não acumula tanta sujeira como as demais, é preciso ter um cuidado extra com objetos pontiagudos que podem furar o vinil e comprometer a piscina.

Características das piscinas de vinil:

  • Pelo processo de alvenaria, levam em média 60 dias para instalação;
  • Podem ser construídas em diversos formatos;
  • É mais fácil de transportar para o local de instalação;
  • Bom custo-benefício;
  • Durabilidade menor do que as demais opções, mas com boa média quando bem conservada;
  • Quando houver necessidade, a troca do vinil é um processo simples e que não gasta tanto tempo quanto a instalação.

Tipos de piscina mais usados no Brasil

As piscinas de fibra de vidro são as mais utilizadas no Brasil em residências, seguidas pelas piscinas de vinil e de concreto e alvenaria.

Seus principais limitadores eram a pouca variedade de formato e de transporte logístico, além de eventualmente formarem bolhas que comprometiam a estrutura da piscina. Mas grandes fabricantes driblaram estas características, criando uma variedade de formatos mais modernos e melhorando a composição da resina.

Com todos estes aspectos, escolher qual dos tipos de piscina melhor se adapta ao seu projeto fica mais fácil. Considere quem fará as manutenções, quem serão os principais usuários da piscina e faça a escolha certeira!

Gostou dessas informações? Quer mergulhar ainda mais no universo das piscinas? Então curta nossa página no Facebook e acompanhe as novidades!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Atendimento pelo Whatsapp

Contato Whatsapp