veja-como-montar-um-deck-para-a-piscina-da-sua-casa

Veja como montar um deck para a piscina da sua casa

Já sabe o que colocar ao redor da sua piscina? Saiba que o deck de madeira é uma ótima opção. Duvida? Neste artigo vamos mostrar o porquê. Confira!

Você sabe o que é um deck? Basicamente, é uma plataforma feita com madeira para permitir o acesso à área externa da casa. Além de destacar a beleza e acrescentar sofisticação ao ambiente, esse material tem como vantagens a durabilidade e a resistência a diferentes temperaturas.

Dessa forma, além de oferecer um charme a mais para o local, o deck para piscina dispõe de mais segurança, pois é também um material antiderrapante e, ainda, permite que a área seja melhor aproveitada. Assim, é possível colocar acessórios como mesas, espreguiçadeiras, cadeiras, sofás de palha, plantas etc. Tudo para proporcionar conforto e bem-estar!

Ficou interessado? Neste artigo apresentamos as principais informações sobre o deck para piscinas. Acompanhe!

Quais são os materiais usados para montar um deck para piscina?

Antes de tudo, é muito importante verificar a origem do material, dando preferência para os sustentáveis.

Além disso, é fundamental certificar se a madeira escolhida é resistente à umidade e às variações de temperaturas. Isso porque a construção de um deck com os materiais inadequados poderá gerar prejuízos, como o surgimento de rachaduras e deformações.

Sendo assim, as madeiras mais usadas para a construção do deck são:

  • pinus tratado: ideal para áreas com alta umidade, esse tipo de madeira oferece um ótimo custo-benefício. Contudo, necessita de manutenção periódica e tem um tempo de duração menor — em média 8 anos;
  • madeira nobre: fazem parte desse grupo as madeiras de Ipê, Cumaru, Itaúba e Muiracatiara. Além de proporcionar mais sofisticação e beleza ao ambiente, são mais resistentes e podem durar até 20 anos;
  • madeira plástica: alternativa ecológica, que oferece vantagens como rapidez na instalação e baixo custo com a manutenção.

Qual o processo de construção do deck?

De modo geral, a instalação do deck pode ser feita em diferentes níveis de altura. Sendo assim, antes de dar início o processo é importante delimitar a área e, se necessário, fazer a escavação de alguns centímetros de terra para que a piscina e a plataforma fiquem niveladas. Após isso, é preciso seguir os seguintes passos:

  1. faça a demarcação de cada canto da área e com o auxílio de um fio de nylon estabeleça o nível desejado;
  2. fixe pequenos cubos de madeira com uma distância de 90 cm entre cada um;
  3. na mesma direção que serão colocados as lâminas de madeira, coloque sobre os cubos os caibros que serão a base;
  4. coloque de forma perpendicular na primeira estrutura uma nova “camada” de caibros;
  5. faça a instalação das lâminas de madeira;
  6. recorte as sobras da madeira de acordo com o aliamento da estrutura;
  7. por fim, aplique uma seladora para garantir o brilho do seu deck.

Como fazer a manutenção do deck?

Fazer a manutenção do deck de madeira é uma tarefa simples que pode ser realizada por você mesmo. No entanto, para que o trabalho fique bem-feito é necessário ter paciência, tempo e dedicação.

A higienização do deck pode ser realizada diariamente com o auxílio de uma vassoura e, se necessário, com um produto específico para o piso.

Para as limpezas mais profundas é possível usar lavadoras de alta pressão e, caso o brilho seja perdido, uma nova camada de verniz pode ser aplicada. Outro produto que também pode ser usado na manutenção é o clareador, ideal para garantir o aspecto de novo da madeira.

O deck para piscina é a opção mais adequada para quem deseja conciliar conforto e sofisticação em um único ambiente. Além disso, é uma alternativa que oferece um ótimo custo-benefício, permitindo que qualquer pessoa tenha esse tipo de plataforma em casa.

Gostou deste artigo? Então, você vai se interessar também pelo nosso post sobre os 4 problemas mais comuns na casa de máquinas da piscina.

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento pelo Whatsapp

Contato Whatsapp