87668-saiba-o-que-fazer-para-cuidar-da-sua-piscina-de-fibra-no-inverno

Saiba o que fazer para cuidar da sua piscina de fibra no inverno

Piscina em casa é sinônimo de diversão garantida nos dias mais quentes, mas muitos ficam indecisos em investir nesse espaço de lazer, pois não sabem o que fazer com ela nos dias frios. Mesmo que você não a utilize com a mesma frequência, é essencial cuidar da piscina de fibra no inverno para garantir que ela estará em ótimas condições para o verão.

A manutenção frequente desse espaço — e de qualquer outro — evita dores de cabeça no futuro. Se você precisa de algumas dicas para deixar sua piscina bem cuidada nos dias mais frios, veio ao lugar certo! Acompanhe neste texto os principais cuidados recomendados para essa época do ano.

Hibernar a piscina

Nas regiões em que o frio não dá trégua, é recomendado o procedimento de “hibernação”, ou seja, inutilizar a piscina durante algum tempo. Esse processo consiste no tratamento completo da água, no esvaziamento de um pouco do volume, na limpeza dos equipamentos e na cobertura da piscina para evitar sujeiras.

Usar a piscina esporadicamente

Porém, há locais em que dá para usar a piscina no inverno, principalmente se ela for coberta e aquecida. Nesse caso, o cuidado principal é com o tratamento da água e com os equipamentos, que podem passar por uma manutenção, aproveitando que o uso não será frequente.

Cuidar da piscina de fibra no inverno

De acordo com sua opção (hibernar ou usar esporadicamente), vai ser necessário seguir os procedimentos abaixo:

Tratar a água

Quem for usar a piscina no frio pode fazer a limpeza completa com menos frequência do que no verão. No calor, é indicada a limpeza quase diária, mas, no inverno, pode ser semanalmente.

A limpeza inclui tratar com cloro, equilibrar o pH da água, decantar, aspirar o revestimento e outros procedimentos de praxe. No inverno, a limpeza diminui porque o cloro e a alcalinidade da água ficam mais estáveis.

Sujeiras superficiais devem ser retiradas com a peneira quando for conveniente. Isso vai depender de fatores como o ambiente no qual a piscina está, se é coberta ou não, e se as pessoas tomam cuidado antes de entrar na água.

Por falar em água, esvaziar um pouco a piscina é recomendável, porque, com o frio, as moléculas de água se expandem — assim, a quantidade de água pode aumentar e vazar se não for diminuída previamente. Porém, não esvazie a piscina por completo, já que é a própria água que mantém o revestimento da piscina hidratado.

Limpar os equipamentos

Filtros, motor da bomba de água e encanamentos devem ser limpos, especialmente se você for hibernar a piscina. Nesse caso, após limpá-los, desligue-os.

Mesmo ao continuar usando a piscina no frio, é possível aproveitar os dias em que ela fique parada para realizar esse procedimento. O ideal é lidar com os equipamentos de acordo com as recomendações dos fabricantes das peças.

Cobrir a piscina

Se você optar por hibernar a piscina, cobri-la será o útil passo — após ter tratado a água e limpado todos os equipamentos.

Piscinas ao ar livre podem ser tapadas com uma capa de lona, que é a mais comum no mercado (é possível, inclusive, encomendar sob medida). Uma capa ou uma tela de proteção mantém a água livre de sujeiras e ajuda na prevenção da dengue. É importante limpar a sujeira que venha a cair na capa, pois o acúmulo de resíduos pode pesar e rasgá-la.

Investir em um deck retrátil pode ser uma boa opção para que a piscina fique coberta durante o inverno e o espaço em cima dela possa ser aproveitado. Os decks costumam ser bem estruturados e aguentam cadeiras, mesas e a circulação de pessoas.

Optar por uma cobertura telescópica (espécie de redoma, geralmente feita de vidro laminado ou película de plástico) também é uma forma de manter a piscina coberta e protegida durante o inverno, e se a água for aquecida, será possível usar esse espaço de lazer mesmo nos dias mais frios.

Manter a piscina cuidada é fundamental — faça calor ou faça frio. E você viu como não tem segredo cuidar da piscina de fibra no inverno? Para garantir esse espaço de lazer na sua casa, fale com nosso consultor ou entre em contato por telefone.

banner_finalpost
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *