quais-os-cuidados-com-a-piscina-no-inverno-confira

Quais os cuidados com a piscina no inverno? Confira!

Não sabe o que fazer com a sua piscina no inverno? Neste artigo, separamos as principais dicas para você manter a sua piscina sem o risco de danos ou prejuízos. Confira!

Quem dispõe de uma piscina sabe bem as vantagens que esse espaço proporciona. Afinal, não há nada melhor do que chegar em casa, em um dia quente, e poder relaxar enquanto se refresca. Por esse motivo, independentemente da frequência de uso da sua piscina, é necessário garantir que a manutenção esteja em dia, a fim de evitar que a água fique esverdeada.

No entanto, muitos acreditam que manter esse cuidado de forma regular só é necessário nos períodos quentes do ano. O que é um grande erro, uma vez que a manutenção deve ser feitas até mesmo nos dias frios. Mesmo que não seja usada, a piscina no inverno permanece sendo um ambiente propício para o surgimento de algas e outras sujeiras. Além disso, os equipamentos como bomba, filtro e skimmer podem ser facilmente danificados se não receberem o devido cuidado.

Diante disso, preparamos este artigo com as principais dicas para você cuidar da sua piscina durante o inverno. Quer saber quais são? Então, acompanhe a leitura!

Adote uma rotina de limpeza

Para que a piscina esteja em boas condições quando o verão voltar, é importante manter uma rotina de limpeza mesmo no inverno. O ideal é, uma vez por semana, usar uma peneira para fazer a remoção de sujeiras como folhas e insetos.

Outra recomendação é, a cada 15 dias, realizar a higienização das bordas, esfregar a superfície ― principalmente se o acabamento for de azulejo ou pastilha ― e aspirar o fundo da piscina.

Vale ressaltar ainda que, durante o inverno, a piscina precisa ser filtrada todos os dias, a fim de manter a água limpa e, principalmente para deixá-la em movimento. Nesse caso, os equipamentos como bomba e filtro devem permanecer ligados por, pelo menos, três horas.

Utilize os produtos adequados

Saber usar os produtos certos durante a limpeza da piscina é essencial para obter bons resultados. Os principais itens são:

  • cloro;
  • elevador de pH;
  • algicida de choque;
  • decantador;
  • elevador de alcalinidade;
  • limpador de borda.

Esses são itens importantes para manter a água limpa e cristalina. E uma dica importante: mesmo que seja usada com pouca frequência (ou nunca seja), o pH da água deve ser mantido entre 7,2 e 7,6 e a sua alcalinidade entre 80 a 120 ppm. Também o cloro deve permanecer entre 1,0 e 3,0 ppm.

Reduza o nível da água da piscina no inverno

É muito comum as pessoas pensarem que esvaziar a piscina é a melhor opção durante o inverno, mas elas estão enganadas. A explicação para isso é bem simples: quando a piscina está vazia, perde a pressão gerada pela força da água e isso pode ocasionar o surgimento de rachaduras, falhas no acabamento e estufamento da estrutura.

A recomendação é reduzir o nível da água apenas, deixando-o 50 cm abaixo do skimmer, pois em temperaturas muito baixas a água tende a se expandir, danificando o acabamento da piscina e afetando o funcionamento do próprio skimmer. E é claro que você deve fazer regularmente a checagem do nível da água.

Cubra a piscina

Após a realização de todos os processos citados acima, é muito importante cobrir a piscina, a fim de garantir que ela permaneça limpa. Para isso, existem três opções:

  • lona — opção mais comum devido ao seu ótimo custo-benefício e pode ser feita sob medida;
  • pisos retráteis — normalmente feitos de madeira, têm a vantagem de permitir que a área possa ser usada para outros objetivos;
  • cobertura telescópica — estrutura feita de vidro laminado ou película de plástico.

Com base no que vimos, fica claro que cuidar de uma piscina no inverno não é uma tarefa assim tão difícil. Porém, deve ser feita com atenção e sempre respeitando o cronograma estabelecido para a limpeza. Além disso, é preciso também lembrar que a falta dessa manutenção causa prejuízos que podem comprometer, de forma definitiva, o funcionamento da sua piscina.

Gostou das nossas dicas de como cuidar da piscina no inverno? Quer saber mais sobre o assunto ou esclarecer alguma outra dúvida? Então, entre em contato com a gente.

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *