Piscina infantil: saiba o que avaliar para escolher a melhor!

Quem tem criança em casa sabe que todo cuidado é pouco na hora de decidir ter uma piscina. E escolher a melhor piscina infantil, que vai proporcionar segurança e muitas horas de diversão é fundamental.

Por isso, vamos ajudá-lo a avaliar a melhor opção para você e sua família, levando em conta os materiais existentes, tamanhos e a qualidade do produto. Veja as nossas dicas.

Tipos de piscina e seus materiais

Existem diversas opções de piscina para a criançada, em diferentes materiais e para todos os bolsos. Conheça as diferenças entre elas antes de escolher:

Inflável

A piscina inflável é pratica: basta encher de ar e água e pronto! Por isso, tem conquistado cada vez mais espaço entre os consumidores. Ela geralmente é feita em PVC com uma borda inflável. Os modelos mais comuns são redondos, mas assumem a forma somente quando cheios de água até o limite recomendado pelo fabricante.

Porém, existem algumas desvantagens nesse tipo de piscina. Quando não são bem cuidadas podem furar e vazar, comprometendo toda a sua estrutura. Esses furos costumam ser difíceis de detectar e os kits para reparos também não são fáceis de se encontrar.

Com armação

A piscina de armação utiliza uma estrutura de alumínio, com hastes que são passadas pela capa de PVC, já assumindo sua forma antes de receber a água. A maioria é retangular e você consegue prever o espaço exato que a piscina vai ocupar.

Outro ponto positivo é que as peças em alumínio, quando estragadas, podem ser compradas individualmente no próprio vendedor da piscina. Ou seja, são fáceis de repor.

Você terá, porém, o trabalho de montar sempre que for utilizá-la. Isso pode ser chato e tomar boa parte do tempo. Entretanto quando não estiver usando, no inverno, por exemplo, você poderá desmontá-la e guardá-la, deixando sua área livre.

Fibra de vidro

Os dois tipos citados anteriormente funcionam bem com crianças pequenas, mas se o que você quer é durabilidade, prefira modelos de fibra de vidro. Trata-se do material mais durável entre os utilizados para piscina e possui diversidade de tamanhos e formatos. Assim você terá diversão para toda criançada, como filhos, netos ou os amiguinhos deles.

Entre outras vantagens está a fácil manutenção: por terem superfície lisa, as piscinas de fibra de vidro, como as vendidas pela Tibum, não costumam acumular algas e sujeira. Além disso, influenciam pouco no PH da água e possuem baixa ocorrência de vazamentos.

Tamanho da piscina infantil

O tamanho da piscina infantil e a sua profundidade são muito importante para garantir a diversão. Pequenas demais caem em desuso à medida que as crianças crescem, mas grandes demais podem oferecer riscos. A escolha vai depender da idade dos pequenos, da quantidade de pessoas que utilizarão a piscina e do quanto você quer investir.

Piscinas de até 50 litros são as mais indicadas para bebês. Mas nesse tamanho, você só encontra as infláveis, ideais para levar para todo lugar, até mesmo para a beira da praia. Piscinas maiores, de até 300 litros, comportam até três crianças e já podem ganhar acessórios como mini escorregas.

Nas versões maiores, de 500 e 1.000 litros, é possível encontrar modelos com armações, que permitem diversão para até quatro crianças. Já as de fibra começam por 1.300 litros e podem possuir bancos e escadas para auxiliar as crianças a entrarem e saírem.

Segurança para a criançada

O item mais importante na escolha de uma piscina é a segurança que ela oferece. Não deve ser escorregadia, ter rachaduras, ser muito profunda, etc. Antes de instalar uma piscina em casa, é importante conhecer as normas. No Brasil, a NBR 10339, da ABNT é quem define as regras de segurança.

De qualquer forma, mais do que escolher um modelo seguro, você deve se preocupar com os procedimentos para uso da piscina. Instale equipamentos de segurança, como portões com tranca, pisos antiderrapantes ao redor da piscina, capas de proteção para a superfície e alarmes anti afogamento e fique alerta!

Esperamos que este post tenha ajudado na sua escolha de piscina infantil e que ela traga muita diversão para toda a família! Se você gostou das nossas dicas e quer receber nosso conteúdo no seu e-mail, assine a nossa newsletter!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento pelo Whatsapp

Contato Whatsapp