piscina-coberta-ou-oculta-veja-os-beneficios-de-ter-uma-em-casa

Piscina coberta ou oculta: veja os benefícios de ter uma em casa!

Quer conhecer os benefícios e a diferença entre piscina coberta e oculta? Preparamos este artigo com as principais informações sobre o assunto. Confira!

Além dos inúmeros benefícios para a saúde, as piscinas são consideradas ambientes perfeitos para relaxar e se divertir com a família e os amigos. Graças à sua popularização, o Brasil se tornou o segundo melhor mercado de piscinas do mundo. Logo, para acompanhar esse ritmo, novos modelos têm surgido com a finalidade de atender a todos os gostos.

Foi pensando nisso que surgiram as piscinas cobertas e ocultas, ótimas opções para quem deseja aproveitar o espaço durante todo o ano. No entanto, apesar de terem o mesmo propósito, ambas apresentam características únicas que devem ser levadas em consideração no momento da escolha.

Nesse sentido, criamos este artigo para explicar para você a diferença existente entre elas. Quer entender mais sobre o assunto? Então, acompanhe a leitura!

Piscinas ocultas

Diferentemente das piscinas tradicionais, as ocultas apresentam uma característica bastante peculiar. Elas podem ser “escondidas” por meio de um mecanismo capaz de mudar a aparência e o ambiente.

Funciona da seguinte forma: após pressionar o botão ― anexado ao painel de controle ―, o elevador hidráulico é acionado, permitindo que o piso da piscina seja elevado; durante esse processo, é feita a drenagem da água para abaixo do piso.

Então, com a plataforma já elevada, a área fica livre para ser usada para um evento ou entretenimento. E, quando desejar a piscina novamente, basta utilizar o elevador hidráulico para baixar o piso.

Piscinas cobertas

São muito comuns em ginásios, academias e instalações esportivas. Uma piscina coberta, como o próprio nome já sugere, se trata de um ambiente fechado. Ou seja, dispõe de uma cobertura e pode ser isolada por, pelo menos, três paredes.

Essas piscinas têm uma estrutura simples e são construídas com a finalidade de serem usadas durante todo o ano, principalmente em dias frios. Por esse motivo, elas têm ganhando cada vez mais espaço nas residências devido a suas vantagens.

Vantagens X Desvantagens

São muitos os benefícios de se ter uma piscina coberta ou oculta, pois, além de deixarem o ambiente mais sofisticado e moderno, elas oferecem outras vantagens:

  • maior segurança quando a piscina não está em uso, principalmente para quem tem crianças;
  • sistema que permite ajustar a profundidade;
  • ecologicamente corretas, quando comparadas às piscinas tradicionais;
  • menos produtos químicos e economia de água significativa;
  • proteção à exposição solar excessiva;
  • uso a qualquer hora do dia;
  • aumento da privacidade;
  • facilidade de limpeza, o que gera uma economia de tempo e dinheiro.

No entanto, essas piscinas apresentam algumas desvantagens, se comparadas às tradicionais. Confira:

  • maior investimento na sua construção;
  • necessidade de espaço adequado para a sua construção e que esteja de acordo com algumas diretrizes específicas de edificação;
  • necessidade de um sistema de aquecimento e arrefecimento;
  • possibilidade de causar danos na casa devido à umidade gerada pela piscina — recomenda-se um desumidificador;
  • facilidade do surgimento de bactérias e fungos devido à umidade;
  • custos com manutenção mais altos;
  • impossibilidade de banhos de sol.

Portanto, é preciso ter em mente que uma piscina se trata de um trabalho técnico. Sendo assim, antes de tomar qualquer decisão, é necessário verificar se sua casa tem o espaço adequado. Além disso, é muito importante analisar os materiais que serão usados, visto que sua escolha afetará diretamente no valor final da obra.

Diante disso, o ideal é você buscar ajuda de uma empresa especializada, pois, mesmo que pareça ser algo simples de se fazer, construir uma piscina coberta ou oculta requer uma autorização legal e, sobretudo, um planejamento bem-feito para não gerar dor de cabeça futura.

Então, o que achou da diferença entre a piscina coberta e a oculta? Quer receber mais conteúdos como este? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais novidades!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento pelo Whatsapp

Contato Whatsapp