pH da piscina: 5 coisas que você precisa saber

pH da piscina: 5 coisas que você precisa saber

Tomar banho de piscina é uma das opções de lazer mais agradáveis durante os dias mais quentes, especialmente no verão. Por isso, quem tem uma piscina em casa sai na frente na hora de se divertir com a família e com os amigos. Porém, para que esse momento seja realmente agradável e não cause inconvenientes para a saúde de quem está se divertindo, é fundamental cuidar do pH da piscina.

Se você tem dúvidas sobre a importância do pH e como mantê-lo adequado, não se preocupe. Nesse post, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira 5 coisas que você deve saber sobre o pH da piscina!

1. O que é pH?

O pH é o que define se uma substância é ácida, básica — também chamada de alcalina — ou neutra. A sigla significa potencial hidrogeniônico, que é o poder que a substância tem de concentrar íons de hidrogênio nela.

Ele é medido por uma escala que varia entre 0 e 14, sendo considerada neutra uma substância com valor sete, ácida uma que fique entre 0 e 7 e básica a solução com valor de 7 até 14.

2. Qual é a importância de equilibrar o pH da piscina?

No caso das piscinas, o pH é fundamental para o equilíbrio da água, já que a manutenção dele nos valores adequados vai ajudar a manter a água saudável e a conservação da piscina e dos seus equipamentos.

O incide correto é importante para evitar problemas para os banhistas, como irritação e ardência nos olhos e ressecamento da pele. Além disso, o pH inadequado pode corroer objetos metálicos usados na piscina, deixar a água turva e reduzir a eficácia dos produtos usados para o tratamento da água.

3. Qual é o pH adequado?

O valor adequado do pH da piscina é próximo ao neutro, variando entre 7,2 e 7,6. Esses valores são importantes para não agredir a nossa visão, já que são próximos ao dos nossos olhos.

Manter a água entre esses valores é muito importante para que as reações químicas com os produtos de limpeza aconteçam de maneira correta. O cloro, por exemplo, não conseguirá ter eficiência se a água estiver ácida — abaixo de 7 —, o que pode resultar no surgimento até de algas e bactérias na piscina.

Da mesma maneira, os produtos usados para realizar a desinfecção não conseguirão agir corretamente se ela estiver muito básica, acima dos 7,6. Com isso, poderão aparecer placas de calcário na tubulação e nos equipamentos.

4. Como medir?

A medição do índice do pH da piscina é feita de maneira simples pelos kit teste — ou estojo teste, como é chamado por alguns fabricantes. Além do material para a coleta da água e medição do pH, eles vêm também com as instruções de medição, que podem variar entre os fabricantes dos kits.

De modo geral, eles são compostos pelo recipiente para coletar a água e os reagentes químicos que fazem o teste do pH. O teste vai informar se o índice está correto, acima ou abaixo do ideal.

5. Como fazer a correção do pH da piscina?

Se o valor informado pelo teste estiver dentro do correto para água da piscina, não precisa se preocupar, mas, se o resultado der um valor acima ou abaixo do ideal, será necessário fazer a correção do pH da piscina.

A correção é feita com a adição de substâncias que vão modificar o índice. Se o resultado informar que a piscina está ácida, abaixo de 7, será necessário usar um elevador de pH, como o carbonato de sódio. Caso esteja acima de 7,6, ela estará muito básica (ou alcalina) e vai precisar de um redutor de pH, como o ácido muriático.

Manter o pH da piscina em dia é fundamental para que o seu lazer e a sua saúde e da sua família não sejam comprometidos. Com a água nos índices adequados, o bem-estar das pessoas e a durabilidade da piscina da sua casa estão garantidos.

Gostou das nossas dicas sobre pH da piscina? Então, siga nossas redes sociais e fique por dentro de muitas outras informações sobre o assunto.

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

15 comentários em “pH da piscina: 5 coisas que você precisa saber”

  1. Manoel Corrêa Lino disse:

    Vocês estão de parabéns por esta iniciativa. As instruções/informações que transmitem são de extrema importância para nós que possuímos piscinas.
    Tenho aprendido muito.
    Por isso sou imensamente grato; motivo pelo qual deixo nossos agradecimentos.
    Manoel Lino,

  2. JOAQUIM VALLE disse:

    Preciso do telefone da loja em Diamantina (MG).
    Obrigado.
    Joaquim VAlle

    1. Equipe Tibum disse:

      Olá Joaquim! Você pode ver todos os telefones no site! http://www.tibumpiscinas.com.br/

  3. Amei o site, estão de parabens!

  4. Amei o site, parabens!!!

  5. Pedro Camargos disse:

    Posso utilizar outro produto após o uso do redutor de ph?

    1. Equipe Tibum disse:

      Oi, Bom Dia!. Entre em contato com a nossa central de relacionamento para podermos te ajudar. (31) 3958-6044. Estamos te aguardando!

  6. RobertoCassiano de Sousa disse:

    Parabéns pelo site vcs são importantes demais para nós q ue temos piscina em casa.

    .

    1. Equipe Tibum disse:

      Oi, Roberto. Ficamos muito felizes em saber disso. Sempre que houver dúvidas, ou sugestões entre em contato conosco. Estamos a sua disposição!

  7. klevio disse:

    Mim ajudou bastante nas minhas dúvidas

  8. klevio disse:

    Mim ajudou bastante nas minhas dúvidas sobre o ph

  9. Barbosa disse:

    Sou tec em trato de piscina, segdo estudo atriores o PH ideal está entre a escola:7.2 7.6
    7.8 eu considero alto!

    1. Equipe Tibum disse:

      Oi, Barbosa.Boa Tarde!
      Seguimos orientações conforme os nossos fabricantes. Mas muito obrigada pela sua opinião, e com certeza levaremos em consideração.
      Estamos a sua disposição!

  10. Joel Silveira Ramos disse:

    Minha piscina está alterando o pH com frequência o que pode estar acontecendo e como normalizar? Controlo sempre com redutor mais com dois dias está alterado novamente água verdade e com muita sujeira no fundo como se tivesse decantado

    1. Equipe Tibum disse:

      Oi, Joel. Bom Dia!
      Verifique se o seu kit de análise está funcionando fazendo a conferência com a água recebida em sua casa que possui parâmetros estabilizados conforme a fornecedora.
      Caso as soluções estejam funcionando, faça um teste de alcalinidade residual em sua água e a corrija se necessário.
      Essa decantação pode ser decorrente do cloro que você utiliza, pois caso o mesmo seja multi ação ele sempre decantará a sujeira apos a sua aplicação devido ao clarificante presente na mistura.

      Estamos a sua disposição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento pelo Whatsapp

Contato Whatsapp