Iluminação para piscinas: um mundo de possibilidades!

Além de limpa e segura, uma piscina também deve ser atraente aos olhos. Seja para você aproveitar e relaxar ou para receber os amigos durante uma festa, ela deve estar com os tons de luz agradáveis. Por isso a importância de investir em iluminação para piscinas.

Há diferentes tipos de iluminação que dependem da necessidade de uso ou sensação que se quer passar. A combinação de lâmpadas, cores e muita tecnologia pode fazer de sua piscina um verdadeiro espetáculo.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 3 modelos de iluminação para piscinas. Confira!

Refletores fixos

Esse tipo de iluminação é indicada para qualquer tipo e tamanho de piscina. Os refletores iluminam a água com fachos de luz branca.

Há vários modelos de refletores. Um dos mais indicados é o do tipo dicroicos de 50 watts. Esses possuem alta durabilidade das lâmpadas e não esquentam. Para a instalação desses refletores, recomenda-se deixar um espaço de 10 metros quadrados entre cada ponto de luz.

Refletores flutuantes

Esse tipo de iluminação é tão prática que você nem precisará se preocupar com reformas para aplicá-la na sua piscina. Os refletores flutuantes podem ser encontrados com diversos efeitos de iluminação.

Por exemplo, é possível ajustar o refletor para emitir luzes brancas, ideais para fazer a iluminação tradicional da piscina. Também é possível programá-los para alternar cores, fazendo um efeitos de arco-íris, utilizar strobo e muitos outros materiais para decorar a piscina durante uma festa na sua casa.

Sem contar que todos esses efeitos são gerenciados por controle remoto que consome pouca energia. Os refletores flutuantes, em média, podem durar 12 horas seguidas até o próximo carregamento de energia.

Iluminação subaquática de LED

O LED é uma novidade que ganhou o mercado de aparelhos eletrônicos em geral e também invadiu a decoração da sua piscina. Dentre as vantagens desse tipo de tecnologia está o baixo custo em relação ao consumo de energia. Para se ter uma ideia disso, uma lâmpada dicroica trabalha com 50 watts, enquanto a de LED consome somente 3,5 watts.

Um detalhe é que esse baixo consumo de energia pode requerer que você instale mais pontos de luz para obter um efeito mais concentrado.

De qualquer forma, o LED é ideal para vários tipos de piscinas, desde as de vinil, passando pelas de fibra e alcançando as de alvenaria.

Outra vantagem é que a iluminação de LED praticamente não necessita de manutenção. Basta trocar as lâmpadas, caso queimem.

Para fazer uma iluminação de LED bastante charmosa e moderna, a dica é instalar fitas de LED siliconadas. Essas são a prova d’água e podem criar efeitos diferentes. Por exemplo, é possível instalar mais de uma cor de fita de LED e alternar entre elas. Também dá para usá-las juntas e instalar uma fita de LED RGB, que faz variar a cor a cada instante.

Essas foram algumas dicas de iluminação para piscinas. E por falar em eficiência energética, você já pensou em instalar um aquecedor solar na sua piscina? Esse tipo de sistema tem, entre as vantagens, a produção de energia gratuita e preservação ambiental, já que a energia solar é limpa, ecológica e sustentável.

Por acaso tem um espaço sobrando na sua casa que você não sabe como utilizar? Já considerou instalar uma sauna? Conheça os principais tipos e benefícios da sauna para você.

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento pelo Whatsapp

Contato Whatsapp