Hidroginástica funcional: aprenda a aproveitar melhor sua piscina

Você já pensou em combinar diversão com exercício e descobrir tudo o que a atividade física pode fazer pela sua saúde?

Para além da natação, atividades aeróbicas aquáticas, como a hidroginástica funcional, permitem que você realize exercícios aeróbicos — ou de força — com menor estresse nas articulações dos membros inferiores e coluna vertebral, além de serem muito divertidos. E o melhor: você pode praticar na piscina de casa!

Quer saber como aproveitar todos esses benefícios e ainda curtir mais a sua piscina? Então continue sua leitura.

O que é a hidroginástica funcional?

Essa é uma modalidade versátil de exercícios que a cada dia conquista mais fãs. A hidroginástica funcional resume-se por um conjunto de atividades praticados na água, que incentivam a recuperação e o desenvolvimento das habilidades funcionais em atividades diárias, por meio de vários exercícios. Ajuda, ainda, a tornar exercícios aeróbicos mais simples, com menos inconveniência e mais segurança.

Como tem pouco impacto, a modalidade torna-se cada vez mais atraente para aqueles que querem perder peso, fortalecer-se e criar resistência, assim como proteger-se de ferimentos. Além disso, pode ser praticada por todos: desde crianças até pessoas com idade avançada.

De modo a manter a atividade atrativa para públicos mais jovens — que preferem atividades dinâmicas e acreditam que a hidroginástica é mais orientada para a terceira idade —, hoje já existem equipamentos e demais incrementos para a piscina, que buscam tornar sua prática mais viva e intensa.

Quais os seus principais benefícios?

Apesar da grande variedade de atividades que podem ser praticadas sob a água, de modo geral, os exercícios dessa modalidade se concentram no condicionamento cardiorrespiratório, desenvolvimento de energia, flexibilidade, relaxamento e coordenação motora.

Além disso, com a hidroginástica funcional é possível treinar força, equilíbrio, melhorar a postura e a respiração e evitar lesões. Entretanto, é preciso sempre prestar atenção à instabilidade da água. O ideal é que a pessoa busque não flutuar na piscina durante essa hora de treino.

Entre outros benefícios, pode-se citar, também: relaxamento muscular, redução do teor de gordura no corpo, melhora na circulação sanguínea, combate ao estresse e melhora na qualidade de vida.

Como praticar na piscina de casa?

Exstem alguns exercícios bem simples que você pode fazer na piscina de casa. A seguir, daremos exemplos de alguns deles.

  • Na água, estique os braços na altura dos ombros e levante o pé em posição vertical, na direção da mão oposta à perna, mantendo sua outra perna plana no chão. Depois, alterne a perna, flexionando levemente os joelhos. Você pode realizar o exercício em suspensão (com ajuda de uma boia, sem tocar os pés no chão) ou com o apoio dos pés no fundo da piscina. Execute 2 a 3 conjuntos de 20 a 30 repetições, com intervalos de 30 segundos;
  • Em pé, faça movimentos de abrir e fechar as pernas — como um polichinelo —, mantendo os joelhos retos. Também pode ser feito em suspensão ou com o apoio dos pés no fundo da piscina. Execute de 2 a 3 conjuntos de 20 a 30 repetições, com intervalos de 30 segundos;
  • Ainda em pé, erga os joelhos — um de cada vez — até o lado dos quadris, em suspensão ou com os pés no chão. O pé oposto deve ser projetado para o chão. Faça de 2 a 3 conjuntos de 20 a 30 repetições, com intervalos de 30 segundos;
  • Na água, execute um movimento de corrida lentamente. Tome entre 2 e 3 minutos para realizar o movimento nos intervalos entre exercícios.

É importante lembrar de sempre realizar movimentos lentos e precisos.

A hidroginástica funcional não só permite que você trabalhe os músculos das coxas e pernas, mas também é um excelente exercício cardiovascular, pois diversas partes do corpo estarão em ação. Então, que tal separar alguns minutos por dia para curtir mais sua piscina, perder peso e moldar o seu corpo, tudo ao mesmo tempo?

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