Esportes aquáticos: saiba quais os benefícios para o seu corpo

Esportes aquáticos: saiba quais os benefícios para o seu corpo

O inverno já está indo embora e, com isso, os climas tropicais do nosso país vão dando o ar da graça. É nessa época que muita gente perde a preguiça e começa a praticar exercícios físicos, pensando no verão e no consequente corpo mais a mostra, devido ao calor. Os esportes aquáticos são um dos mais escolhidos, não apenas pelo clima, mas também por causa dos inúmeros benefícios que eles trazem para a nossa saúde.

Se você está pensando em se aventurar com os esportes aquáticos, mas ainda não escolheu qual o melhor para você, confira as modalidades que iremos apresentar no post de hoje, seguidas de suas vantagens. Vamos lá!

Os 4 benefícios comuns dos esportes aquáticos

Além de se refrescar no calor de 40° dentro da piscina você ainda consegue obter benefícios como:

  • Melhora da circulação sanguínea;
  • O impacto sobre as articulações é muito menor quando comparado a outros esportes;
  • As gestantes também podem se beneficiar desse tipo de atividade física;
  • A água é um excelente local de exercícios para quem sofre com problemas respiratórios, uma vez que esse ambiente ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, de modo que as trocas gasosas ocorrem de maneira mais eficaz.

Os esportes e seus benefícios específicos

Existem alguns esportes que são bastante praticados e bastante comuns como a natação, o surf, a hidroginástica, dentre outros. Vamos ver agora quais as vantagens específicas cada um deles traz para a nossa saúde.

Natação

Além de queimar cerca de 600 calorias por hora — um esporte perfeito para quem quer definir o corpo —, a natação consegue envolver todos os grupos musculares ao mesmo tempo durante o movimento. Essa atividade oferece maior resistência de membros inferiores e superiores, melhora a postura e o sistema cardiorrespiratório. Outro benefício é quanto à coordenação motora, que fica muito melhor com a prática dessa atividade.

Hidroginástica

Essa é outra atividade que consegue oferecer diversos benefícios e é a mais indicada para gestantes, pessoas da terceira idade ou para aqueles que sofrem de lesões osteomusculares, por reduzir o peso corporal e por diminuir consideravelmente o impacto nas articulações.

A hidroginástica proporciona uma melhora no condicionamento cardiorrespiratório e na coordenação motora, além de aumentar a flexibilidade corporal e fortalecer braços e pernas. Também é uma boa opção para quem quer perder peso, já que, em uma hora, uma média de 700 calorias vão embora!

Surf

Tá aí um esporte típico do verão e perfeito para quem adora aventura e ficar em contato com a natureza. Dentre os esportes aquáticos mais comuns, o surf é o que apresenta maior dificuldade, pois é necessário aliar coordenação motora, força muscular e muito equilíbrio para conseguir passar pelas ondas sem cair.

Além disso, esse esporte trabalha bastante a resistência física e a força nos braços, necessária para ajudá-lo a alcançar o local do mar mais propício para o surf. Outra utilidade para os membros superiores é na hora de “remar”, para pegar a onda. É claro que, para o surf, é essencial saber nadar bem.

Stand-up paddle

Ideal para deixar braços e ombros totalmente fortalecidos e com excelente coordenação, já que usa os membros para realizar movimentos parecidos com os do remo. O stant-up paddle também exige muita concentração e equilíbrio, trabalhando intensamente a musculatura do core (região do abdome e coluna lombar). No entanto, ele possui baixa intensidade aeróbica, eliminando cerca de 300 calorias por hora.

A importância do acompanhamento profissional

Por mais simples que seja o exercício, quem não tem o conhecimento técnico adequado não sabe os riscos que movimentos feitos de maneira errada podem trazer. Portanto, sempre procure um profissional para te ajudar na hora de fazer os esportes aquáticos ou qualquer outro de sua escolha. Você conseguirá obter resultados mais rápidos e sem correr o risco de prejudicar a sua saúde.

Gostou desse post? Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Então, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das nossas atualizações e novidades!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento pelo Whatsapp

Contato Whatsapp