bomba da piscina

Entenda a relação entre a potência da bomba da piscina o seu volume

Ter uma piscina em casa é uma ótima maneira de se refrescar e se divertir, sobretudo nos dias tão quentes do verão. Mas é importante ter alguns cuidados, como fazer a limpeza e a manutenção corretamente e adequar a potência da bomba da piscina ao volume de água.

Esse é um detalhe muitas vezes deixado de lado por quem acaba de instalar a piscina, mas é bom saber que a bomba é necessária para levar a água ao filtro, garantindo a limpeza.

No entanto, diferente do que muita gente pensa, nem sempre a bomba mais potente é a ideal. A bomba da piscina deve corresponder ao volume de água.

Não sabe como escolher o modelo certo para a sua piscina? Continue a leitura do post e descubra!

Como calcular o volume da água da piscina?

O primeiro passo para saber qual bomba escolher é calcular o volume da piscina. Pode parecer algo complicado, mas na verdade são contas de geometria simples. A diferença é que o cálculo deve considerar os diferentes formatos. Assim, temos:

  • piscina quadrada: comprimento da piscina (m) x largura da piscina (m) x profundidade (m);
  • piscina retangular: comprimento da piscina (m) x largura da piscina (m) x profundidade (m);
  • piscina redonda: diâmetro da piscina (m) x diâmetro da piscina (m) x profundidade (m) x 0,785;
  • piscina oval: diâmetro maior da piscina (m) x diâmetro menor da piscina (m) x profundidade (m) x 0,785.

É claro que se sua piscina tiver diferentes profundidades e formatos, o cálculo deverá ser um pouco mais complicado. Mas basta considerar cada parte como uma piscina separada e somar os resultados.

Quais os diferentes tipos de bomba?

Escolher a bomba da piscina adequada é muito importante, pois além de filtrar melhor a água, ajuda a economizar energia. Existem vários tipos de bombas no mercado, com diferentes funções. Para as piscinas as mais recomendadas são:

  • centrífuga autoaspirante: é a mais usada em piscinas domésticas, se adequando a diferentes modelos. O equipamento aspira a água, levando-a ao filtro e fazendo o retorno para a piscina;
  • com velocidade variável: é um equipamento mais econômico, pois é acionado de maneira automática, conforme a utilização da piscina. Essa bomba movimenta a água de maneira mais devagar, o que consume menos energia e exige menos resistência do filtro. Também é mais silenciosa e vibra menos.

Como escolher a bomba da piscina segundo o volume de água?

Como já dissemos, nem sempre a potência vai determinar a escolha da bomba da piscina. Inclusive, ela pode gerar um gasto desnecessário de energia. Agora que você já viu como calcular o volume de água fica mais fácil escolher. Também é preciso conhecer o diâmetro do encanamento e o tamanho do filtro. O recomendado é que o processo de filtragem dure entre 6 e 8 horas.

Por exemplo, uma piscina com 80 mil litros (80 m³) filtra cerca de 10 mil litros por hora. É necessário adquirir um encanamento e uma bomba capaz de processar essa vazão, como é informado pelo fabricante. No geral, piscinas com volume entre 50 a 75 m³ precisam de bombas com 0,5 CV de potência.

De qualquer forma, é fundamental seguir todas as recomendações de instalação e uso do equipamento. Conhecer a potência da bomba da piscina pode ser determinante para o bom funcionamento de todo o sistema de filtragem e uma limpeza correta da água.

O que achou de saber sobre os tipos de bomba para piscina existentes? Quer entender melhor como eles funcionam? Descubra quais são as especificações de cada modelo.

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

2 comentários em “Entenda a relação entre a potência da bomba da piscina o seu volume”

  1. Kátia Rangel disse:

    Preciso saber qual filtro e bomba para uma piscina de 5×3 por 1de profundidade e bitola dos tubos

    1. Equipe Tibum disse:

      Oi, Kátia. Entre em contato com a nossa central de relacionamento para podermos te ajudar. (31) 3958-6044. Estamos te aguardando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *