Descubra as vantagens do aquecimento solar residencial!

Depois de séculos de descaso, nas últimas décadas, despertou na sociedade um pensamento de preservação ambiental. Por isso, está se tornando comum as pessoas procurarem meios para diminuir o seu impacto no planeta.

Sendo assim, que tal reunir sustentabilidade com vantagens financeiras? Isso é possível com o aquecimento solarresidencial. Afinal, energias alternativas estão sempre presentes em construções sustentáveis.

No entanto, ser amiga do bolso e “verde” não são as únicas vantagens de instalar placas solares em sua residência. Leia este artigo até o final e descubra como funcionam e quais são os benefícios de um aquecimento solar residencial. Vamos começar?

O que é um aquecimento solar residencial?

Basicamente, um aquecedor solar residencial é um conjunto de equipamentos que tem como objetivo aquecer a água que será usada nas torneiras, nos chuveiros e na piscina de uma casa.

Essa tecnologia é bastante simples e se popularizou no Brasil no início da última década. Dessa forma, é possível encontrar no mercado uma grande variedade de fabricantes e preços.

Como esse equipamento funciona?

Existem no mundo diversas formas de aquecer a água a partir da energia do Sol, sendo que no Brasil a mais comum é conhecida como coletor solar plano. Nele, uma serpentina é instalada dentro de uma caixa metálica com isolante térmico, a qual possui em sua superfície superior um vidro plano.

Assim, a luz do Sol incide sobre essa placa, aquecendo o interior da caixa. Desse modo, a água no interior da serpentina se aquece, tornando-se menos densa que aquela que está armazenada nos reservatórios. Isso faz com que o líquido com menor temperatura empurre o mais quente, criando uma circulação no sistema.

Como é a manutenção?

Uma das características do aquecimento solar residencial é a durabilidade de seu equipamento. Contudo, para que isso possa ocorrer, o proprietário do imóvel deverá realizar uma manutenção periódica do sistema.

A boa notícia é que basta uma limpeza semestral — a qual consiste em retirar a poeira das placas — para que o aparato mantenha a sua eficiência. Contudo, se a residência estiver situada em uma área mais poluída, será preciso realizar a manutenção em um intervalo de tempo menor.

Caso ocorra algum dano no equipamento, como a quebra de um vidro, será necessário realizar a troca.

Quais são as principais vantagens?

Para muitas pessoas, a principal vantagem de investir em um aquecimento solar residencial é o bom custo-benefício. Afinal, ao substituir o aquecimento elétrico da água pelo solar o proprietário do imóvel consegue economizar cerca de 35% em seu consumo de energia elétrica. Com isso, é possível ter o retorno do investimento em aproximadamente 5 anos.

Devido a essa economia, muitas pessoas desejam que sua residência possua o aquecimento solar, fazendo com que os imóveis que já possuam esse sistema se valorizem no mercado. Outro ponto positivo é a existência de legislações municipais que incentivam o uso dessa solução por meio da redução de impostos.

A maior parcela da energia elétrica produzida no Brasil é proveniente de usinas hidrelétricas e termelétricas — as quais geram grandes impactos ambientais. Assim, com a diminuição do consumo residencial, devido ao uso do aquecimento solar da água, ocorre a redução da demanda de produção de energia, ajudando na preservação do meio ambiente.

Por final, contar com esse sistema proporciona conforto e qualidade de vida aos moradores da residência. Uma vez que o aquecimento da água funciona até em dias nublados, é possível tomar banhos quentes durante todo o ano. Além do fato de que a vazão de água é superior à de um chuveiro elétrico convencional.

Diante de todas essas vantagens e benefícios, o uso do aquecimento solar residencial é uma escolha consciente para quem procura economia e sustentabilidade.

Caso você tenha gostado deste artigo, não deixe de curtir a nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Google +. Até a próxima!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento pelo Whatsapp

Contato Whatsapp