Conheça as 5 melhores dicas de como limpar uma piscina

Conheça as 5 melhores dicas de como limpar uma piscina

A ideia de ter uma piscina em seu próprio quintal será sempre incrivelmente glamourosa. É fácil sonhar em oferecer festas de fim de semana, adotar uma rotina fitness revigorante que inclua mergulhos depois do trabalho e passar longas tardes descansando à beira da piscina enquanto cultiva o bronzeado perfeito.

Mas, nesses sonhos, um elemento essencial é muitas vezes esquecido: a manutenção. Sem uma rotina de manutenção adequada, sua piscina poderia sucumbir a uma variedade de condições “nada glamourosas”.

Para ajudá-lo com essa tarefa, trouxemos 5 dicas de como limpar uma piscina, deixando seu espaço sempre bonito e bem cuidado. Acompanhe!

1. Preocupe-se com a parte de fora dela

A primeira coisa a se fazer é realizar a limpeza em torno de sua piscina. Isso incluirá a borda, o deck, e tudo mais que estiver perto da água.

Alguns fatores como o vento, chuva, plantas e a circulação de animais e pessoas podem causar grandes acúmulos de sujeira na parte externa de sua piscina. Assim, comece sempre limpando essa área, indo sempre da borda da piscina para fora. Dessa forma, você evita arrastar a sujeira para a água.

2. Limpe os equipamentos da piscina

O segundo estágio de como limpar uma piscina é fazer a limpeza do skimmer (também conhecido como coadeira), assim como do pré-filtro da motobomba.

O skimmer é um dispositivo simples, localizado na lateral da piscina, que capta a sujeira que cai na superfície da água. Se sua piscina possuir esse dispositivo, será necessário esvaziar todo o depósito de sujeira dele manualmente, mantendo-o sempre limpo.

Assim como o skimmer, o pré-filtro da motobomba precisará ser limpo manualmente. Mas, antes de abrir o compartimento do pré-filtro, lembre-se de desligar o sistema de filtração e fechar todos os registros.

3. Faça a peneiração da água

Essa etapa do processo de como limpar uma piscina se trata da limpeza em geral da superfície da água.

É muito fácil fazer essa limpeza: você vai precisar de uma peneira cata-folhas equipada com um cabo telescópico, de forma que você possa retirar toda a sujeira que esteja boiando pela piscina.

Da melhor forma que puder, retire galhos, insetos, folhas e todos os resíduos que encontrar.

4. Utilize bicarbonato de sódio para manter o pH

Lojas que vendem limpadores de piscina normalmente vão lhe oferecer algo chamado “Elevador de Alcalinidade”, que é uma opção simples para manter os níveis de pH em uma piscina.

Já a compra de bicarbonatos de sódio pode realizar o mesmo efeito, mas faz por muito menos dinheiro. Uma busca na internet poderá lhe auxiliar quanto a quantidade de bicarbonato de sódio que você precisará para uma piscina do tamanho da sua.

5. Mantenha os cães para fora

Cães, muitas vezes, gostam de brincar com seus proprietários, saltando na piscina, mas o cloro não é bom para seus companheiros de quatro patas. Além disso, a piscina vai ficar mais suja e cheia de pelos muito rápido.

Os pelos dos cachorros vão facilmente entupir os filtros também, que precisarão ser limpos com maior frequência. Agora, se a família simplesmente não consegue deixar o cão esperar a diversão do lado de fora, os níveis de cloro precisarão ser mantidos abaixo de 3,0 ppm, para a segurança do seu pet.

Agora que você já aprendeu como limpar uma piscina, é só curtir ainda mais esse seu espaço tão especial em sua casa.

Quer ficar sempre por dentro das novidades do nosso canal? Então, curta nossa página no Facebook!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Atendimento pelo Whatsapp

Contato Whatsapp