Conheça 5 diferentes tipos de piscina

Conheça 5 diferentes tipos de piscina

Ter uma piscina em casa para aproveitar com a família e os amigos é desejo de muita gente. Afinal, não há nada melhor do que desfrutar da água fresquinha em dias de calor. Além de refrescantes, as piscinas também são ótimas aliadas para a diversão de qualquer idade. Se você está pensando em adquirir a sua, provavelmente encontrará inúmeros modelos nas lojas, cada uma feita com materiais diferentes e de uso específico. Pensando nisso, listamos aqui 5 diferentes tipos de piscina para que você faça a escolha certa. Saiba mais!

1. Alvenaria estrutural: projeto único e personalização

Este tipo de piscina é executado com piso concretado em malha de aço e suas paredes são feitas em bloco estrutural preenchido com concreto. Pode ser revestida com gesso, azulejo, pastilhas de vidro, cerâmica ou porcelana, dependendo da finalidade. A principal vantagem desse modelo é a personalização da sua estrutura, ou seja, o proprietário pode escolher o formato e o tamanho de acordo com o gosto e a área disponível. Devido à possibilidade de se fazer um projeto único, é uma piscina que demanda mão de obra especializada e que, portanto, tende a ser mais cara que outros modelos já prontos.

2. Concreto armado: resistência e vida longa

Antes da instalação de uma piscina de concreto armado, o terreno é preparado com telas de aço para receber a concretagem. O revestimento pode ser  feito em azulejo ou pastilhas cerâmicas, o que demanda um trabalho especializado para garantir o bom acabamento. Assim como o modelo em betão, a piscina de concreto armado também permite a personalização do tamanho e formato final, mas essa opção pode ficar bastante cara, especialmente se o terreno for muito irregular. É considerado um modelo bastante resistente e que possui vida longa, porém, deve receber cuidado redobrado na limpeza dos rejuntes e deve ser impermeabilizada para evitar infiltrações no concreto.

3. Fibra de vidro: o melhor custo-benefício entre os diferentes tipos de piscina

As piscinas de fibra de vidro são pré-fabricadas, ou seja, vêm prontas para serem instaladas diretamente no solo ou acima do mesmo. Sua execução é simples e rápida, permitindo ao proprietário desfrutar do produto em pouco tempo. Por não exigir mão de obra especializada, é um dos tipos que apresenta menor custo no mercado; por outro lado, não oferece a liberdade de personalização.

A boa notícia é que fabricantes de psicina já contam com inúmeros modelos em diferentes tamanhos e formatos, o que facilita ao consumidor encontrar a piscina ideal para suas necessidades. Sendo assim, se você procura a opção com melhor custo benefício e ainda o bônus da facilidade de limpeza, pode apostar na piscina de fibra de vidro.

4. Plástico: praticidade e baixo custo

É um modelo popular pelo baixo custo e pela praticidade que oferece ao consumidor. Feita de material leve, a piscina de plástico fica acima do solo e é fácil de ser transportada, o que permite ao proprietário instalar somente nos dias em que a estrutura for necessária. A desvantagem desse tipo de piscina é a limitação da profundidade, o que inviabiliza saltos e mergulhos na água. Se comparada aos modelos feitos de outros materiais, é um produto que apresenta baixa resistência e durabilidade, já que a lona de revestimento se rasga com muita facilidade.

5. Vinil: durabilidade e estética

Esse modelo é construído com paredes em bloco de concreto e revestido de material vinílico. Seu acabamento liso demanda cuidados especiais com objetos cortantes, já que estes podem rasgar o material e liberar água para a estrutura concretada. O vinil também é o material preferido na fabricação de diferentes tipos de piscinas que ficam acima do solo. Nesse caso, a vantagem está na economia, já que não se faz necessário o trabalho da escavação para a execução. Além disso, o vinil é muito mais durável e bonito do que a lona utilizada em muitas piscinas de superfície.

Agora que você já conhece os diferentes tipos de pisicina, procure uma loja confiável para comprar a piscina ideal para curtir com a família e amigos.

Quer saber mais sobre piscinas? Então confira outras informações no nosso post!

 

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também