94171-como-funciona-o-aquecedor-solar-para-piscinas-no-frio-e-na-chuva

Como funciona o aquecedor solar para piscinas no frio e na chuva?

Um dos grandes desejos de quem tem piscina em casa é poder aproveitá-la o ano inteiro. Mas não dá para depender apenas do aquecimento natural, quando há sol e calor. É preciso contar com um sistema que garanta uma temperatura amena o tempo todo.

Existem, basicamente, 4 maneiras de fazer isso: usando o aquecedor a gás, o solar, o elétrico, ou através de um trocador de calor.

O aquecedor solar para piscinas é uma opção sustentável e que não pesa na conta de luz. Mas, será que ele funciona mesmo no frio e na chuva? Leia este texto e descubra!

Como funciona o aquecedor solar para piscinas?

O aquecedor solar para piscinas possui um sistema parecido com o utilizado para casas. A diferença básica está na armazenamento da água aquecida pelas placas. Enquanto no aquecedor para residências um boiler é utilizado, no sistema para piscinas ela mesma funciona como reservatório.

Entendendo o sistema de aquecimento da água

A bomba usada para fazer circular a água aquecida é automática, ligando e desligando a partir da percepção de queda na temperatura. Por essa razão, muitas pessoas preferem colocar, junto ao aquecedor solar, uma capa térmica para a piscina, garantindo o mínimo de perda e a utilização desnecessária do sistema.

O resultado? Água com a temperatura ideal para que você aproveite ao máximo os benefícios de se ter piscina em casa!

O aquecedor solar para piscinas funciona no frio e na chuva?

Essa é uma das maiores dúvidas quando o assunto é energia solar. Embora os painéis de captação de luz funcionem melhor quando o dia está ensolarado, eles também operam em dias nublados, na chuva e no frio. Isso porque a os raios solares, mesmo sob essas condições, conseguem atravessar as barreiras e iluminar o ambiente.

No caso do aquecimento da água da piscina, pode ser que, com a queda de temperatura, ele precise atuar um pouco mais para chegar ao patamar escolhido. Mas, com o sistema trabalhando para captar a energia e gerar calor, não haverá nenhum problema para que você, sua família e amigos façam a festa.

Apenas um lembrete: a água oferece um pequeno risco de atrair raios. Então, verifique se há previsão de tempestades e, nesse caso, evite o uso da piscina.

Quais as melhores condições para uma boa performance do aparelho?

O primeiro passo é escolher uma área que receba bastante luz solar direta para a instalação dos painéis. Para que o sistema funcione sem problemas, é preciso escolher o coletor de acordo com a sua necessidade e levando em consideração o tamanho da piscina.

Para garantir a durabilidade do seu aquecedor solar, não esqueça de:

  • efetuar a lavagem dos vidros dos coletores semestralmente (esse período pode variar um pouco de acordo com a sujeira e poluição);
  • fazer sangrias de ar (ou seja, retirar o ar preso no sistema);
  • drenar anualmente todo o sistema;
  • realizar trocas de peças com alguma avaria (termostato, resistência, painéis).

O melhor, no caso de dúvidas, é entrar em contato com a fabricante do sistema.

Gostou de saber como funciona o aquecedor solar para piscinas no frio e na chuva? Que tal receber mais dicas sobre como fazer o melhor uso da sua área de lazer? Não deixe de seguir a Tibum no Facebook e no Google+!

banner_finalpost
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “Como funciona o aquecedor solar para piscinas no frio e na chuva?”

  1. Excelente artigo. realmente eu vou fazer este curso sobre instalador solar. Obrigado pelas dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *