Como deixar a sua piscina aquecida durante o inverno

A maior parte das pessoas costumam aproveitar a piscina nos meses mais quentes do ano, deixando-a de lado logo que chega o inverno. Entretanto, você pode fazer diferente. Pode optar por uma piscina aquecida para ter a possibilidade de usá-la o ano todo.

A água morna ou quente é relaxante e ajuda a aquecer o corpo em dias frios. Além disso, nadar é um ótimo exercício para a respiração e faz muito bem, por exemplo, para quem tem doenças respiratórias e costuma sofrer com isso no inverno.

Neste artigo, vamos falar sobre as formas de manter a piscina aquecida e dos cuidados necessários para conservar a qualidade da água. Aproveite a leitura!

Como deixar a piscina aquecida?

Existem diversas maneiras de aquecer a água da piscina e todas possuem vantagens e desvantagens. Cabe a você decidir qual a melhor opção para o seu caso. Confira os principais tipos de aquecimento.

Solar

Funciona a partir da coleta de radiação do sol por meio de placas fotovoltaicas. A energia térmica gerada eleva a temperatura da água em cerca de 8 graus. É um sistema econômico (não gera custo na conta de energia elétrica) e é sustentável (pois é baseado numa fonte de energia limpa e renovável).

Elétrico

Ao contrário do solar, este sistema gasta energia elétrica e não é nada econômico. O equipamento, entretanto, é simples e compacto e funciona como a resistência de chuveiro. Mas imagine usar um chuveiro para encher uma piscina. O custo é alto!

A gás

Esse sistema eleva a temperatura da piscina rapidamente, mas também tem alto custo por conta do combustível utilizado. É mais eficiente quando utiliza o Gás Natural (GN) que vem da rua. Se não houver essa opção, pode-se usar o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), conhecido como gás de cozinha, mas o volume demandado é grande e os equipamentos/ recipientes ocupam muito espaço.

Bombas de calor

A bomba de calor, também chamada de trocador de calor, trabalha com um método parecido com o do ar-condicionado. Só que funciona ao inverso, pois retira o calor do ar e o transfere para a piscina. Utiliza energia elétrica para funcionar, mas é um pouco mais econômico que o aquecimento elétrico porque aproveita o calor do ar.

Como cuidar da água aquecida?

O calor faz com que a água evapore mais rápido e aumenta a chance de proliferação de bactérias, interferindo no pH. Por essa razão, a piscina aquecida precisa de cuidados frequentes. Confira a seguir os principais pontos de atenção.

pH da água

Verifique diariamente o pH e corrija-o se estiver fora dos padrões.

Cloração

cloro também deve ser verificado (e reforçado) diariamente, já que evapora mais rapidamente na água quente.

Bordas da piscina

Por conta do vapor, as bordas da piscina tendem a ficar sempre úmidas. Dê atenção especial a elas para evitar que fiquem sujas e até para prevenir acidentes.

Sistema de aquecimento

Além desses cuidados, lembre-se de checar o funcionamento do sistema de aquecimento frequentemente para não ser surpreendido com um mergulho gelado! Uma última dica para manter a piscina aquecida é usar uma manta térmica aliada ao sistema principal que você escolheu. Isso vai ajudar a conservar ainda mais o calor.

Se você gostou da ideia de ter uma piscina aquecida em casa, mais ainda tem dúvidas com relação aos custos dessa opção, leia nosso post sobre a média de preço de um aquecedor e tome a melhor decisão.

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento pelo Whatsapp

Contato Whatsapp