Como cuidar da piscina em época de chuva?

Uma das sete maravilhas no período de calor é mesmo dar aquele belo mergulho em uma água fresca e cristalina. Só que, para manter todo esse luxo longe de ameaças, você precisa cuidar da piscina em época de chuva. Assim, a qualidade e o aspecto da água estarão sempre prontos para o banho.

Afinal, vivemos em um clima que, justamente no verão, está mais sujeito às fortes tempestades no fim do dia. Isso, sem dúvida alguma, deixa a piscina propícia ao aumento das impurezas, microrganismos e as temidas algas.

Portanto, para que não seja necessário suspender o uso quando o sol, enfim, voltar a dar o ar da graça, é imprescindível prevenir o problema. Veja as dicas neste artigo:

Faça os testes de qualidade da água diariamente

O primeiro passo para garantir o visual atraente da sua piscina é manter os índices equilibrados de pH, alcalinidade e cloro livre. Se em dias de sol, o aconselhável é realizar testes, pelo menos, uma vez na semana, nas épocas chuvosas essa frequência deve ser diária.

Isso porque a própria chuva, com o seu pH característico, contribui naturalmente para alterações. Além disso, se trata de relativa quantidade de água não tratada, o que também ajuda a diminuir o cloro livre na piscina — implacável contra as bactérias.

Vale lembrar que o equilíbrio da alcalinidade serve para controlar o pH, que influencia na eficácia do cloro e, todos juntos, afastam as algas e microrganismos. Para testar os índices, basta adquirir um kit com o material necessário em lojas especializadas em piscinas e manutenção.

Teste de alcalinidade

De forma bem simplificada, podemos dizer que a alcalinidade é o fator responsável pela neutralização de ácidos. Ela é medida em ppm (partes por milhão), com variações indicadas entre 80 e 120 ppm. É importante destacar que o equilíbrio desse índice ajuda a manter o pH dentro dos limites.

Controle do pH

Quando a água começa a ficar turva, principalmente devido à intensa utilização, já é hora de verificar o pH, que deve estar entre 7,2 e 7,6. Abaixo disso, é sinal de muita acidez, causando irritação nos olhos e nos equipamentos metálicos.

Aplicação de cloro

A quantidade de cloro livre na água também é medida em ppm. Os níveis ideais variam entre 1 e 3 ppm, necessitado de aplicação em torno de 4 gramas para cada 1 mil litros. Mas, como nos dias chuvosos a quantidade de cloro diminui, recomenda-se aplicar alguns gramas a mais.

Previna o aparecimento de algas

Sabe aquela coloração verde das piscinas que parece ter destruído o seu precioso bem de lazer em casa após fortes chuvas? Não é para menos! As algas contribuem para o surgimento de bactérias, causadoras de problemas de pele e infecções. Por isso, o ideal é redobrar a atenção e prevenir o problema o quanto antes.

Uma boa dica é incluir algicidas durante a manutenção da piscina. Essa substância aliada ao controle dos índices da água tem tudo para garantir tranquilidade depois que o temporal passar.

Agora, se houver algum descuido e a proliferação de algas e microrganismos deslancharem, o jeito será fazer um tratamento de choque, com escovação e retirada delas assim como altas doses de produtos químicos.

Lembre-se de cuidar da piscina em época de chuva

Apesar de os dias chuvosos contribuírem para afugentar os banhistas da piscina, esse fator não pode mudar a rotina de limpeza e manutenção para a retirada do lixo visível. Aliás, nesse período os cuidados devem ser redobrados.

Isso porque a ocorrência de ventos e chuvas fortes colaboram para que mais impurezas sejam arrastadas para a piscina, como as folhas das árvores e outros resíduos. Se a limpeza não for mantida, esse material acaba deteriorando e favorecendo a alteração da água mais rapidamente.

Portanto, lembre-se de manter as bordas limpas, fazer a retirada dos materiais flutuantes da água com uma peneira e higienizar os filtros.

Bom, deu para perceber que o segredo para cuidar da piscina em época de chuva é apostar na manutenção preventiva contra impurezas, algas e microrganismos, não é mesmo? Que tal comentar o nosso post e trocar mais dicas com os leitores?

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “Como cuidar da piscina em época de chuva?”

  1. Marco Antonio disse:

    excelente conteúdo parabens pelo site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *