Como corrigir o pH da água da minha piscina?

Uma das coisas mais deliciosas de se fazer é dar uma mergulhada em uma piscina, deixar-se levar pelo frescor, pelo prazer do contato com a água limpa e cristalina. Tudo de bom para a saúde e qualidade de vida, desde que o pH dela esteja no nível correto. Mas você sabe corrigir o pH da piscina?

Ela é ótima para o seu lazer, da família e dos amigos. Além disso, agrega valor ao imóvel. Entretanto, é preciso atenção à sua limpeza para aproveitar a diversão e o relaxamento que proporciona.

Pensando em ajudar você, preparamos este post para explicar o que é o pH, a importância de sua medição, qual a escala ideal e como fazer para corrigi-lo, caso esteja fora do normal. Ótima leitura.

O que é pH e por qual razão deve ser medido?

O pH é um indicador que informa em que grau a água da piscina está ácida, alcalina ou neutra. Ele influencia nas reações químicas que ocorrem em uma piscina. A água com pH baixo pode causar irritação nos olhos e o ressecamento dos cabelos, por exemplo.

Para você ter uma ideia, o cloro age de modo mais eficaz e rápido se o pH for ácido. No caso de um clarificante, o ideal para o seu bom funcionamento é um pH básico. Quando o pH está alto ou baixo, os produtos deixam de combater as algas e as bactérias; e aquela água clarinha e refrescante fica verde e lodosa.

Portanto, medir o pH é fundamental para a qualidade do seu momento de descanso e da saúde de todos.

Como medir o pH e qual a sua escala normal?

A medição do pH é feita por um reagente, o fenol, e por um tubo medidor que contém uma escala de cor e números. Encha o medidor de pH com a água da piscina e pingue o número de gotas de fenol recomendado pelo fabricante. Balance o tubo para misturar bem a água com o reagente. A seguir, observe a cloração da água e o número correspondente a ela na escala.

Existe uma escala padronizada para executar o trabalho. Ela vai de 0 a 14. Zero significa o nível máximo de acidez e o 14 corresponde ao pH mais alcalino possível. Assim, o pH ideal da sua piscina deve estar entre 7,2 e 7,6. Confira as razões:

  • é um pH que mais se aproxima do pH dos nossos olhos. Se a água apresentar alta acidez ou alcalinidade, os olhos ficarão irritados e com ardência;
  • os produtos químicos funcionam com total eficiência nessa faixa;
  • reduz o crescimento de algas e bactérias.

Lembre-se de que é recomendável realizar essa atividade pelo ao menos duas vezes na semana. Nos períodos em que a piscina for mais utilizada, aumente o número de medições.

Como corrigir o pH da piscina?

Para fazer a correção do pH é preciso:

  • para reduzir: se o nível de pH for elevado é necessário usar um ácido para diminuí-lo. Pode ser o ácido clorídrico ou o bissulfato de sódio em pó;
  • para aumentar: nesse caso, para elevar o pH baixo é essencial o uso de uma base, como o carbonato de sódio.

Ligue o sistema de filtragem para que a água circule e não ocorra o acúmulo do produto químico em uma só área da piscina. Use luvas e óculos de proteção.

Para um melhor resultado, coloque pequenas quantidades na parte mais funda. Aguarde uma hora e meça o pH. Se for necessário, adicione mais um pouco e realize nova medição observando o mesmo intervalo da primeira.

Agora que você aprendeu como corrigir o pH da piscina, é hora de colocar em prática os seus conhecimentos. Depois é relaxar, curtir um sol, um céu azul e a felicidade de viver.

Para conhecer mais sobre piscina e pH, nossa sugestão é a leitura do artigo Descomplicando: tudo o que você precisa saber sobre alcalinidade da sua piscina.

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

13 comentários em “Como corrigir o pH da água da minha piscina?”

  1. Roberto Petrin disse:

    Bom dia ! Medi o ph da minha piscina e deu na faixa de 6,00 (significa ph alto) , então devo colocar na piscina um redutor de ph . Estou correto ?

    1. Equipe Tibum disse:

      Oi, Bom Dia!. Entre em contato com a nossa central de relacionamento para podermos te ajudar. (31) 3958-6044. Estamos te aguardando!

  2. Otavio disse:

    Boa tarde, ultimamente minha piscina não está fazendo a decantação correta, ela está ficando verde com doías de uso e em outras vezes ela ficológico verde, o que fazer quando está assim é ácida?

    Ogrigado

    1. Equipe Tibum disse:

      Oi, Otavio. Entre em contato com a nossa central de relacionamento para podermos te ajudar. (31) 3958-6044. Estamos te aguardando!

  3. Regina disse:

    Não estou conseguido clarear minha piscina .sempre que estou joga j ogando o barriga e o sulfato a água fica cheia de espuma por cima da agua ou com sujeira por cima e o ph não consigo corrigir . Fiz o teste e está sempre muito roxo

    1. Equipe Tibum disse:

      Oi, Regina. Entre em contato com a nossa central de relacionamento para podermos te ajudar. (31) 3958-6044. Estamos te aguardando!

  4. José Benedito Moreira disse:

    O que eu põe na piscina de vinil quando as paredes laterais estão verdes impreguinados e não sai os verdes escovando

    1. Equipe Tibum disse:

      Oi, José Benedito.
      Boa tarde! Se o verde for ocasionado por algas, pode fazer um choque de sulfato e cobre e ir fazendo escovações que este esverdeado vai soltando gradativamente.
      Estamos a sua disposição!
      Att,

  5. Rui Pinto disse:

    Hi bom dia aqui mas philipinas. Estou a ter problemas no PH da minha piscina que tem cerca de 1,5 mês. Até a cerca de uma semana tinha agua tansparente . Passou por aqui um tufão com ventos de + de 130. KMS. A casa e piscina estão implantados num hectare com muitas árvores de fruta e flores. Há 4 dias após o tufão, a água estava e está verde c muitas bolhas e muita sugidade tipo poeiras e insectos. Que fazer ? Obrigado. Usamos ( casal nos 70 / 75 ) a piscina p aqua terapia diariamente ( problemas musculares graves ). Claro que estamos tentando fazer o backwash e filtragem e cloro e repete, mas nada . Fico aguardar a vossa preciosa ajuda. Tenham uma boa semana. Bom Natal.

    1. Equipe Tibum disse:

      Oi, Rui. Bom Dia!
      O melhor que podemos indicar para manutenção da limpeza da sua piscina, é uma capa de proteção. E manter o cuidado contínuo no tratamento da água.
      Estamos a sua disposição.
      Att,

  6. Josias disse:

    Boa tarde não estou conseguindo claria a agua da minha piscina já cheguei cloro e sulfato de aluminio mais não clariou

    1. Equipe Tibum disse:

      Olá, Josias.
      Entre em contato conosco para que possamos te ajudar. (31) 3958-6044.
      Estamos te aguardando.
      Tenha um ótimo dia!
      Att,

    2. Equipe Tibum disse:

      Olá, Josias. Entre em contato conosco para que possamos te ajudar. (31) 3958-6044. Estamos te aguardando. Tenha um ótimo dia!…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento pelo Whatsapp

Contato Whatsapp