Aspirador de piscina: como fazer uma limpeza rápida e eficiente!

O aspirador de piscina é um item indispensável para garantir a manutenção de um jeito prático, eficiente e rápido. Além disso, ele é uma forma de assegurar que a piscina esteja sempre limpa e segura para receber amigos e familiares, especialmente nos dias mais quentes e em confraternizações especiais.

Por esse motivo, resolvemos mostrar no artigo de hoje como fazer a limpeza da piscina utilizando diferentes aspiradores. Se você tem interesse no assunto e quer aprender incríveis dicas, continue com a leitura.

Conheça os tipos de aspirador de piscinas

Antes de iniciar o procedimento, é importante conhecer os tipos de aspiradores encontrados no mercado. Atualmente, é possível encontrar três tipos principais:

Manuais

Econômicos, com um funcionamento simples e baixo custo, os modelos manuais, assim como o próprio nome já diz, necessitam de uma pessoa para que o procedimento seja realizado e, por isso, requer mais esforço físico que os demais.

Para realizar o processo, é necessário ligar a extremidade de um cabo, por meio de uma mangueira, no sistema de filtração da piscina. Depois, uma pessoa deve percorrer toda a extensão dela para que o processo de bombeamento de água seja realizado. Como a sujeira vai para o sistema de filtração, é importante higienizar essa área e trocar os filtros com mais frequência.

Hidráulicos

Os aspiradores hidráulicos funcionam com a mesma metodologia dos anteriores, entretanto, não necessitam de movimentos manuais. Aqui, o item se desloca por meio do movimento da água que a bomba proporciona e, assim, o sistema de filtração é realizado.

Automáticos

Também chamados de robôs automáticos, esses aspiradores são ligados à tomada e todo o processo acontece com mais rapidez e independência humana. Além disso, o item não compromete o filtro da piscina, como nos casos anteriores, já que ele possui um saco próprio que armazena os resíduos de sujeira.

Faça o preparo para a limpeza

Outro ponto importante é preparar toda a região para iniciar a limpeza. Para isso, comece limpando a área externa da piscina, incluindo as bordas e o deck. Lembre-se de que esse espaço é, na maioria das vezes, composto de materiais diferentes e, por isso, é necessário utilizar produtos específicos.

Depois faça a limpeza da motobomba da piscina e do skimmer, também conhecido como coadeira. Realize o processo manualmente e, antes disso, feche os registros e desligue o sistema de filtração.

O próximo passo é limpar toda a superfície da piscina com uma peneira cata-folhas, retirando galhos, folhas, insetos e demais resíduos superficiais. Em seguida, realize a limpeza do revestimento com o auxílio de escovas macias, evitando o acúmulo de algas, bactérias e fungos e impedindo a formação de manchas.

Por fim, certifique-se de que o seu aspirador está funcionando e comece a aspirar. Se necessário, utilize um decantador de sujeira e siga as instruções do fabricante, usando a quantidade adequada e esperando o tempo certo para ele agir.

Tenha paciência

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, aspirar a piscina com pressa pode retardar o procedimento e não acelera, porque a sujeira decantada pode retornar à piscina, dificultando ainda mais o trabalho.

Para garantir mais eficiência, deixe os registros de aspiração abertos e também um dos dispositivos de retorno, garantido que a água aspirada retorne. Além disso, não se esqueça dos cantos, uma vez que são áreas que acumulam resíduos em maiores quantidades e com mais facilidade.

Quando toda a piscina já estiver limpa, retire o aspirador e, em seguida, as duas pontas da mangueira. Logo após, remova o restante da mangueira, certificando-se de que nenhuma sujeira volte a cair dentro da água. Também é importante esperar que o skimmer esvazie toda a mangueira antes de retirá-la.

Agora que você já viu como promover uma limpeza rápida e eficiente utilizando aspirador de piscina, é só colocar as dicas em prática e convidar os amigos e familiares para dar um mergulho.

Se você gostou do artigo, siga a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros assuntos como esse. Até mais!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

2 comentários em “Aspirador de piscina: como fazer uma limpeza rápida e eficiente!”

  1. Wagner disse:

    boa tarde. ganhei uma piscina de fibra de 3X2m. quais os acessórios básicos e mais econômicos que devo ter? tipo de bomba, aspirador,filtro,etc… Não conheço NADA! Obrigado.

    1. Equipe Tibum disse:

      Olá Wagner, Tudo Bem?

      Você precisará de um conjunto filtrante, e um conjunto de limpeza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento pelo Whatsapp

Contato Whatsapp