92724-aquecedor-solar-para-piscina-como-funciona

Aquecedor solar para piscina: como funciona?

Morar em um país tropical significa ter sol praticamente o ano inteiro. Clima perfeito para investir em uma piscina residencial, não é mesmo? E se você quiser aproveitar ao máximo a área de lazer da sua casa, uma solução inteligente é investir em um aquecedor solar para piscina.

Assim, você poderá curtir a área externa mesmo nos dias mais frescos, com uma piscina quentinha à disposição da família e quem sabe até para fazer uma festa para as crianças!

Pensando nisso, preparamos este post para você conhecer em detalhes o funcionamento e os benefícios dessa instalação. Veja só!

O aquecedor solar para piscina é igual ao aquecedor convencional?

Não. O sistema de aquecimento solar para piscina é parecido com o convencional, mas existe uma diferença básica: o reservatório.

O aquecedor solar convencional utiliza um reservatório específico (o boiler) para coletar a água aquecida pelas placas do aquecedor. Já no sistema solar para piscinas, é a própria piscina que funciona como reservatório. Saiba mais detalhes no próximo tópico.

Como funciona o sistema de aquecimento solar para piscina?

O sistema é composto por mangueiras que perpassam as placas expostas ao sol. Essas últimas geralmente são feitas com polipropileno ou borracha de EPDM, sempre em cores escuras para absorver melhor a radiação. Existem também placas fabricadas em tubos de vidros especiais.

O funcionamento do aquecedor solar consiste basicamente em bombear a água para dentro dos coletores, transmitindo para ela o calor captado do sol e, consequentemente, aquecendo-a. Esses coletores geralmente são instalados sobre telhados ou lajes e sempre na direção norte, o que garante uma melhor exposição solar.

Entretanto, as placas coletoras também podem ser instaladas no próprio chão, desde que sigam a inclinação e direção adequadas. Por isso, é essencial que a instalação seja feita por empresas especializadas nesse ramo, com profissionais capacitados para garantir o funcionamento correto do aquecedor.

O desempenho do sistema está relacionado à condição ensolarada do tempo. Por isso, considerando-se os dias nublados ou chuvosos, costuma-se instalar um sistema auxiliar — como bombas de troca de calor ou aquecedores a gás — para garantir o aquecimento da piscina mesmo quando a radiação solar é baixa.

Quais são as vantagens da instalação?

Para ter uma piscina confortável e aconchegante em todas as épocas do ano, o sistema de aquecimento solar apresenta também outras vantagens. Por exemplo:

  • energia gratuita, pois os aquecedores utilizam a energia infinita do sol;
  • preservação ambiental, já que a energia solar é limpa, ecológica e sustentável;
  • prática de esportes e fisioterapia: a água quente favorece a prática de exercícios físicos e a saúde.

Que tipo de piscina pode ter um aquecedor solar?

A instalação de um aquecedor solar para piscina pode ser feita em qualquer tipo de material: piscinas de fibra de vidro, concreto armado, alvenaria ou vinil. Basta ter espaço livre no telhado ou em outro local favorável à exposição solar.

Mas, lembre-se: entre as opções mais comuns no mercado, piscinas de fibra são as mais viáveis economicamente, garantindo não só o melhor custo-benefício, mas, também, maior praticidade na instalação e manutenção.

Quer saber por que é mais vantajoso investir em uma piscina de fibra? Então confira este post e entenda todos os detalhes!

cta_finalpost_catalogo
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *