Afinal a piscina atrai raios? Entenda!

A expressão “um raio não cai duas vezes no mesmo lugar” já se consagrou e a maioria de nós já sabe que se trata de um mito, já que raios podem cair independentemente de já terem ou não atingido determinado ponto. Mas e quanto a esta outra dúvida comum: piscina atrai raios?

Essa questão é muito comum e assusta, principalmente, quem possui filhos pequenos e é uma mãe muito zelosa. E saber que o Brasil é um país que recebe muitos raios — pelo clima tropical — certamente deixa essas mães muito preocupadas, mesmo aquelas que possuem piscina em casa ou no condomínio e assim mantêm os filhos por perto.

Acompanhe o conteúdo que preparamos para você contando tudo sobre a relação entre piscina e raios.

É mito ou verdade que piscina atrai raios?

É mito dizer que a piscina atrai raios. Ele pode cair tanto no chão quanto na água. Isso porque o que atrai a descarga elétrica é um ponto alto, que pode ser uma árvore, um poste ou uma pessoa dentro da piscina.

E esse ponto pode ser a parte do corpo de uma pessoa que estiver para fora da água. E se você (ou seus filhos) for a única pessoa dentro da água, será o seu corpo (ou dos seus filhos) que atrairá os raios.

Com mais pessoas na piscina, qualquer um pode ser a menor distância entre a nuvem carregada e o chão. Assim, quanto mais pessoas estiverem na piscina maior será a chance de um raio ser atraído para elas, pois cada pessoa representará um para-raios.

Por que é perigoso ficar na piscina durante uma tempestade?

A piscina pode até não atrair o raio, mas facilita muito a propagação dele por toda a água.

Isso acontece porque a água é boa condutora de eletricidade, mas é o cloro o maior responsável por espalhar a corrente dentro da água por ser um excelente condutor elétrico.

Além disso, como a piscina tem dutos e motor para transportar e filtrar a água, é possível que um raio que atinja uma área a 500 metros de distância da área de banho percorra a tubulação de piscinas externas e internas também. Nesse momento, a fortíssima descarga elétrica atingirá quem estiver na piscina.

Ficou claro que, embora não atraia raios diretamente, é fundamental ficar longe da piscina quando uma chuva estiver se aproximando?

O que fazer se um raio cair quando alguém estiver na piscina?

Acima vimos que ficar dentro ou perto da água da piscina — mar ou rio também — durante uma trovoada não é uma opção segura, porque a água aumenta a possibilidade dos choques fatais dos raios.

Em caso de ocorrências de raios nas proximidades da piscina onde você ou seus filhos estiverem nadando, o ideal é sair da água imediatamente, colocar os chinelos — a borracha do calçado não é condutora de raios — e procurar um abrigo, manter-se seco e não voltar para a piscina.

Esse abrigo deve ser preferentemente um prédio com para-raios ou dentro de casa. Não se abrigue embaixo das árvores, quiosques ou locais com telhas metálicas. Esses pontos costumam atrair os raios – pois são o ponto mais alto entre eles e o solo.

Como saber a que distância a tempestade está da piscina?

Segundo as recomendações do National Lightning Safety Institute (NLSI), devemos sair da piscina quando uma tempestade estiver a cerca 13 km – ou seja, quando o espaço de tempo for menor que 40 segundos. E fazer esse cálculo é bem fácil.

Primeiro fique atento aos trovões, pois eles são o barulho dos raios e demoram mais tempo para chegar até nós do que o clarão, pois a velocidade da luz é muito maior do que a do som.

Para descobrir a que distância aproximada um raio caiu de determinado local, conte os segundos que leva para você ouvir o som desde a luz do relâmpago até o momento em que ouvir o trovão. Então, divida esse número por três e terá o resultado de quantos quilômetros o raio caiu.

Gostou do nosso artigo? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude a ensinar pessoas que, como você, têm dúvida se a piscina atrai raios ou não!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “Afinal a piscina atrai raios? Entenda!”

  1. maria disse:

    oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento pelo Whatsapp

Contato Whatsapp