afinal-e-possivel-limpar-piscina-com-agua-oxigenada

Afinal, é possível limpar piscina com água oxigenada?

Se você tem uma piscina, já deve ter sofrido com o escurecimento da água. Você sabe como resolver? Há algumas pessoas que sugerem limpar piscina com água oxigenada, mas será que funciona mesmo?

É exatamente sobre isso que vamos conversar! Tire todas as suas dúvidas referentes ao tratamento da água com peróxido de hidrogênio e confira o passo a passo sobre a utilização correta.

Ficou curioso? Então continue a leitura!

O que é e para que serve o peróxido de hidrogênio?

Esse elemento químico tem o poder de oxidação e, por esse motivo, é usado em diversos setores. Presente desde salões de beleza até prontos socorros, o composto também pode marcar presença na prateleira de produtos para tratamento de piscinas.

Mas, qual é a composição química desse grande coringa? A sua formulação é semelhante à da água comum e a única diferença é o acréscimo de um átomo de hidrogênio (H2O2). Descobriu da onde vem o nome “água oxigenada”?

Posso limpar piscina com água oxigenada?

É extremamente válido tratar a água com peróxido de hidrogênio, mas já adiantamos: afirmar que a água oxigenada substitui todos os outros produtos de tratamento é um grande mito. Não existe “receita mágica” para manter a qualidade da água, esse processo demanda tempo e uso de diversos produtos. Só assim você obtém o melhor resultado.

A finalidade da utilização do peróxido de hidrogênio na piscina é a eliminação da tonalidade escura da água causada por uma alta concentração de metais. Em casos de contaminação por algas, o composto químico não oferece nenhum benefício ou melhora no aspecto.

Como saber que a água está rica em metais?

Para ter a garantia de que o tratamento com água oxigenada vai funcionar, é preciso ter certeza da presença de metais na água. Para isso, é preciso fazer um teste simples e rápido:

  • colete o suficiente para encher meio copo descartável da água da piscina — dê preferência aos copos brancos para facilitar a observação;
  • acrescente 1 colher de sopa de cloro;
  • aguarde 60 minutos e, se houver incidência de metais, a água mudará de cor ou apresentará sólidos no fundo do copo.

Se houver cobre ou manganês, a água ficará azul escuro ou verde. Se houver a presença de ferro, a água ficará marrom ou amarelada.

Portanto, caso a presença de metais na água seja comprovada, você poderá seguir com o tratamento com água oxigenada. Para o processo funcionar, é preciso que a alcalinidade total e o pH da água estejam equilibrados. Por isso é recomendável medir e, antes de qualquer coisa, equilibrar os parâmetros.

Esse tratamento oferece algum dano à saúde?

Pode ficar tranquilo! Ao utilizar a dosagem correta de 50ppm para piscinas pouco utilizadas e 100ppm para as utilizadas com mais frequência, além de garantir as 8 horas de espera após a diluição do peróxido, não há risco de você e sua família sofrerem quaisquer danos. Lembre-se: ocorrida a decantação dos metais, aspire o fundo da piscina

Como fazer a aplicação correta?

Para garantir o melhor resultado e retornar ao tom claro da água da sua piscina, é preciso seguir o passo a passo a seguir:

  • faça as medições do pH e alcalinidade;
  • equilibre os intervalos;
  • ative o sistema de filtragem e selecione a opção “filtrar”;
  • com auxílio de um balde, pegue um pouco da água da piscina e acrescente a dosagem recomendada — não se esqueça de misturar bem;
  • derrame a mistura na piscina, distribuindo por toda a superfície;
  • aguarde de 4 a 6 horas e aspire o fundo.

Para o manuseamento da água oxigenada, utilize equipamentos de segurança como óculos de proteção, máscara e luvas de borracha.

Agora você já sabe como limpar piscina com água oxigenada! Prezar e manter a saúde da água da sua piscina é sinônimo de cuidar da sua família. Pensando nisso, é primordial seguir uma rotina de tratamento na sua piscina, utilizar os produtos corretos e seguir à risca as instruções contidas neles.

Gostou das nossas dicas? Seus amigos também curtirão! Então compartilhe este post nas suas redes sociais agora mesmo!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento pelo Whatsapp

Contato Whatsapp