bomba de piscina

4 problemas que pode ocorrer em bomba de piscina que você precisa conhecer e evitar

Embora as bombas de piscina sejam construídas para suportar fatores adversos  como exposição ao sol, contato com grande umidade e muitas horas de funcionamento em uma mesma semana —, problemas nesse equipamento acabam sendo inevitáveis. Nesses casos, as situações mais comuns são defeitos que comprometem suas funções básicas da bomba de piscina, como filtragem e circulação da água.

Ainda que você não tenha condições de realizar alguns tipos de manutenção, é importante identificar a natureza do defeito. Pensando nisso, organizamos o post de hoje com os 4 mais frequentes problemas em bombas de piscina. Confira!

1. A bomba de piscina não liga

Eis que você vai limpar a sua piscina e a bomba, simplesmente, não liga. Nessas situações, o primeiro passo é verificar se está tudo certo com a fonte de energia. Caso esteja, o problema pode decorrer de um defeito no motor elétrico — esse tipo de avaliação é complexa e exige a presença de um especialista, por isso, o mais recomendado é procurar uma loja especializada em manutenção desse equipamento.

Ao mesmo tempo, caso o motor ligue e em seguida desligue, o problema pode ser de superaquecimento. Isso acontece, muitas vezes, devido a uma longa exposição ao sol. Por isso, em áreas de piscina são construídos pequenos abrigos para colocar a bomba. Se em sua casa não tem esse espaço, é recomendado que você o construa.

No entanto, uma solução imediata para o superaquecimento seria desobstruir todos os orifícios do motor. Para isso, desligue a chave geral de sua casa e desmonte a carcaça da bomba, deixando-a assim por algumas horas. Isso contribuirá para a refrigeração do motor.

2. Vazamento na bomba de piscina

Um dos problemas em bombas de piscina mais comuns é o vazamento. Tal defeito se deve à má colocação da tampa do pré-filtro ou ao mau funcionamento no selo mecânico — peças que fazem a vedação interna do equipamento.

Uma vez descoberto o vazamento, basta substituir uma das duas peças com problemas, que poderão ser encontradas em lojas especializadas.

3. Bomba emitindo muito barulho

Uma bomba de piscina emitindo muito barulho não é exatamente um problema, mas um aviso que algo de anormal está acontecendo. Barulhos decorrentes de vibração, por exemplo, podem ser facilmente resolvidos com um simples “calçamento” do equipamento, isso é, a colocação de um suporte em sua base, capaz de evitar trepidações.

Ao mesmo tempo, a situação pode ser bem mais séria, como o caso de a bomba receber menos água do que deveria. Esse problema leva o nome de cavitação e se deve a alguma obstrução na tubulação da piscina ou a um afrouxamento na tampa do filtro da bomba.

4. A bomba de piscina não faz a água circular

A não circulação da água pela ação da bomba é outra situação recorrente. Nesse caso, a tubulação da piscina pode estar fazendo a sucção de ar em vez de realizar a sucção da água. Pode haver, também, uma obstrução no rotor — peça interna da bomba.

Em ambos os casos, mais uma vez, convém contar com o auxílio de um especialista, pois se tratam de procedimentos mais complexos que os demais listados.

Como você pôde ver, saber identificar os problemas em bombas de piscina é importante para que você aja rapidamente em caso da suspeita de algo estar errado, evitando manutenções maiores — e mais caras — no futuro. Portanto, fique atento ao funcionamento dos seus equipamentos e, caso note algo diferente, não hesite em procurar um especialista para tirar suas dúvidas!

Gostou do texto? Então assine a nossa newsletter e receba, regularmente, nossas atualizações com mais conteúdo como este. Até a próxima!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

4 comentários em “4 problemas que pode ocorrer em bomba de piscina que você precisa conhecer e evitar”

  1. allodakar disse:

    Muito obrigado por volver

  2. HOrtiz disse:

    Obrigado por disponibilizar!

  3. Antonio Augusto Salazar Manzarra disse:

    Olá, bom dia
    Apesar de ter trocada a areia do filtro quando aspira, mesmo com pouca sujeira, a agua fica suja. Deixo para filtrar e não muda nada.
    Percebi que a tampa da bomba tem um pequeno vazamento, provavelmente porque não foi bem apertada. Pode ser isso?

    1. Equipe Tibum disse:

      Oi, Antonio
      Bom Dia!
      Entre em contato com a nossa Central para que possamos orienta-lo. (31) 3958-6044.
      Estamos a sua disposição!
      Att,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *